Notícias Estas são as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2023

Indústria automóvel

Estas são as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2023

Mercedes-Benz desce para segundo e Toyota fica em terceiro lugar. A Tesla ocupa pela primeira vez o lugar mais alto do ranking da Brand Finance.

De acordo com o novo ranking das marcas de automóveis mais valiosas do mundo, publicado pela Brand Finance, a Tesla ultrapassou a Toyota e a Mercedes-Benz para se tornar na marca automóvel mais valiosa do mundo.

A empresa liderada por Elon Musk ocupa agora o primeiro lugar da lista, com um valor de marca estimado de aproximadamente 56 mil milhões de euros. É a primeira vez que a empresa alcança este resultado.

10 marcas mais valiosas automóvel
© Brand Finance Destaque ainda para a Audi que entra neste TOP 10, numa altura em que está a transitar totalmente para uma gama de veículos 100% elétricos até 2030.

À Mercedes-Benz é atribuído um valor de 58,8 mil milhões de dólares (cerca de 53,8 mil milhões de euros), e na terceira posição surge agora a Toyota, anteriormente na primeira posição, com uma avaliação global de 52,5 mil milhões de dólares (cerca de 46 mil milhões de euros).

Esta mudança no ranking das marcas mais valiosas do mundo reflete o interesse crescente dos veículos elétricos na indústria automóvel. No entanto, é importante destacar que este estudo apenas diz respeito ao valor de marca.

Analisando o volume de vendas das marcas presentes neste TOP 10, os construtores mais tradicionais como a Toyota, a Ford e a Volkswagen continuam a liderar no volume de vendas por larga margem.

As marcas que crescem mais rápido

A marca chinesa Sokon é a marca de automóveis com o crescimento mais rápido no último ano. Fundada em 1986, esta marca chinesa que também está presente no mercado dos motociclos e dos microcarros cresceu 123%.

© Brand Finance

Esta empresa é seguida de duas marcas europeias, a Lamborghini e a Alpine. Segue-se um pouco mais abaixo na lista a chinesa Ora, que está neste momento a dar os primeiros passos no mercado europeu, e a BYD que, segundo fontes da Razão Automóvel, chegará brevemente a Portugal.

No fim da tabela encontramos a Rolls-Royce, uma marca cujo volume anual de vendas é limitado, pelo que, qualquer ligeira variação pode resultar num crescimento expressivo.

As «outras» marcas do setor automóvel

Nem todas as marcas do setor automóvel são marcas de automóveis. Neste particular, devemos considerar as marcas de pneus e as marcas de componentes para a indústria automóvel.

No que diz respeito às marcas de pneus, segundo este relatório da Brand Finance, a marca mais valiosa é a Michelin, que se mantém na liderança deste ranking pelo 6º ano consecutivo, à frente da Bridgestone e da Continental.

Nas marcas de componentes para a indústria automóvel, vitória para a japonesa DENSO, que é das marcas deste setor que mais está a investir em soluções para modelos 100% elétricos.

Fonte: Brand Finance