Notícias Peças que valem milhões. Economia portuguesa a reboque dos componentes de automóveis

Indústria

Peças que valem milhões. Economia portuguesa a reboque dos componentes de automóveis

A indústria de componentes já acumula 10 meses consecutivos de aumentos nas exportações, como dão a conhecer os números da AFIA.

Renault Cacia, caixa de velocidades JT 4
© Renault Cacia

Acabam de ser revelados os dados económicos relativos à indústria dos componentes para automóveis em Portugal.

A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) fez saber esta semana que, em fevereiro, as exportações do setor aumentaram 14,5% face ao mês homólogo de 2022, atingido um volume de negócio de 954 milhões de euros.

Projeto FACS
© Simoldes Plásticos

Em comunicado, a associação refere que, no acumulado dos dois primeiros meses do ano, as exportações de componentes automóveis somaram 1964 milhões de euros. Um valor que reflete um crescimento de 15,6% face ao mesmo período do ano passado.

É o décimo mês consecutivo de subidas nas exportações destes materiais. Espanha continua a ser o principal cliente da produção nacional, com vendas de 588 milhões de euros.

Segue-se a Alemanha, com 420 milhões de euros, França (221 milhões de euros), Eslováquia (82 milhões de euros) e EUA (com cerca de 71 milhões de euros).

Na informação divulgada esta segunda-feira, a AFIA destaca a situação mundial e a inflação dos custos relacionadas com os transportes, energia e matérias-primas como “fatores que continuam a promover uma incerteza neste e outros setores em termos mundiais”. Destaca, contudo, que a indústria portuguesa de componentes para automóveis “tem conseguido manter uma forte resiliência” e continuar a ganhar quota de mercado.