Notícias Este é o novo Volvo XC40 elétrico… quer dizer, mais ou menos

Antevisão

Este é o novo Volvo XC40 elétrico… quer dizer, mais ou menos

A Volvo ainda só revelou a plataforma do XC40 elétrico mas já promete que este será um dos automóveis mais seguros de sempre. O lançamento será em outubro.

Volvo XC40 Eletrico

Focada em assegurar que em 2025 metade das suas vendas correspondem a modelos eletrificados, a Volvo prepara-se para dar a conhecer o primeiro modelo 100% elétrico da sua história, isto depois de já nos ter dado revelado versões híbridas plug-in de vários modelos da sua gama como os XC40, S60 e S90 (só para nomear alguns).

Com a apresentação pública do XC40 elétrico prevista para 16 de Outubro, a Volvo decidiu divulgar vários teaser onde nos dá a conhecer o “esqueleto” do seu primeiro modelo elétrico, desenvolvido com base na plataforma CMA.

Segurança acima de tudo

Para garantir que a promessa de que o XC40 elétrico será “um dos modelos mais seguros das estradas”, a marca sueca não poupou esforços. Para começar, redesenhou e reforçou a estrutura frontal (a ausência de um motor de combustão a isso obrigou) e reforçou a estrutura traseira.

Independentemente do tipo de motorização que inclui, um Volvo tem de ser seguro. O XC40 elétrico será um dos automóveis mais seguros que já construímos

Malin Ekholm, Diretora de Segurança da Volvo Cars

Em seguida, para garantir que em caso de impacto as baterias se mantêm intactas, a Volvo desenvolveu uma nova estrutura para as proteger, criando uma safety cage de alumínio que foi embutida na estrutura do automóvel.

VÊ TAMBÉM: Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico
Volvo XC40 Eletrico
Para garantir que o XC40 cumpre as normas de segurança da Volvo, a marca reforçou bastante a estrutura.

Já a colocação da da bateria no piso do XC40 permitiu baixar o centro de gravidade e diminuir o risco de capotamento.

Para além disto, para obter uma melhor distribuição de forças em caso de colisão, a Volvo integrou ainda a motorização elétrica na estrutura.

VÊ TAMBÉM: Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!

Por fim, o XC40 elétrico vai estrear a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que conta com um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos e que está até preparada para receber desenvolvimentos adicionais que servirão de base à introdução de tecnologia de condução autónoma.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a Série 200 da Volvo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Esta é (provavelmente) a mais pequena Volvo 240 de sempre