Notícias Volvo vai limitar todos os seus modelos a 180 km/h

Segurança

Volvo vai limitar todos os seus modelos a 180 km/h

Limitar todos os seus modelos a 180 km/h é mais uma das medida da Volvo para acabar com fatalidades e ferimentos graves nos seus veículos.

Volvo S90

Segurança e Volvo costumam andar de mãos dadas — é uma das características a que costumamos associar a marca desde sempre. A Volvo reforça essa ligação e “ataca” agora sobre os perigos que podem advir das altas velocidades. A Volvo vai limitar todos os seus modelos a 180 km/h a partir de 2020.

Uma medida tomada ao abrigo do seu programa Vision 2020, cujo objetivo é o de não haver nenhuma fatalidade ou ferido grave num modelo da Volvo em 2020 — ambicioso, no mínimo… 

De acordo com a marca sueca, a tecnologia por si só não será suficiente para atingir esse objetivo, pelo que também pretende tomar medidas diretamente relacionadas com o comportamento do condutor.

RELACIONADO: Recordar. Patente do cinto de segurança de três pontos da Volvo foi aprovada em 1962
Volvo S60

A Volvo é um líder em segurança: sempre o fomos e sempre o seremos. Por causa da nossa pesquisa, sabemos quais são as áreas problemáticas para conseguir acabar com ferimentos graves ou fatalidades nos nossos automóveis. E apesar de uma velocidade limitada não ser a cura para todos os males, vale a pena o fazer se conseguirmos salvar uma vida.

Håkan Samuelsson, presidente e diretor executivo da Volvo Cars

A restrição da velocidade máxima do veículo poderá ser apenas o princípio. Graças à tecnologia de geofencing (uma cerca ou perímetro virtual), os futuros Volvo poderão ver a sua velocidade limitada automaticamente quando circulam em áreas como escolas ou hospitais.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Não vemos o perigo na velocidade?

Aparentemente, os condutores/as não associam velocidade a perigo, de acordo com Jan Ivarsson, um dos especialistas em segurança na Volvo Cars: “as pessoas muitas vezes conduzem demasiado depressa para uma determinada situação de trânsito e têm uma pobre adaptação da velocidade em relação à situação de tráfego e às suas capacidades como condutores.”

A Volvo assume o pioneirismo e liderança numa discussão que quer iniciar sobre o papel dos construtores na alteração do comportamento dos condutores por introdução de novas tecnologias — será que têm o direito de o fazer ou têm mesmo obrigação de o fazer?

Lacunas

A Volvo, além de limitar todos os seus modelos a 180 km/h, assumindo a velocidade como uma das áreas onde existem lacunas para conseguir o objetivo de zero fatalidades e ferimentos graves, detetou mais duas áreas a necessitar de intervenção. Uma delas é a intoxicação — conduzir sob a influência do álcool ou estupefacientes —, a outra é a distração ao volante, um fenómeno cada vez mais preocupante devido ao uso do smartphone enquanto se conduz.

Sabe esta resposta?
O carro com mais quilómetros no mundo é um Volvo…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Morreu o dono do Volvo com cerca de 5 milhões de quilómetros