Notícias Este é o primeiro modelo da nova marca da Volkswagen

Salão de Pequim 2024

Este é o primeiro modelo da nova marca da Volkswagen

A Volkswagen chegou ao Salão de Pequim cheia de novidades, uma delas é a sua nova sub-marca exclusiva para o mercado chinês: a ID UX.

Volkswagen ID UNYX dianteira
© Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação da China

Para além do novo protótipo ID Code, que vem estrear uma nova linguagem visual da marca na China, a Volkswagen apresenta agora uma nova sub-marca: a ID UX.

O mais recente projeto da marca alemã vai estrear-se no mercado chinês em 2027 e estará direcionado para uma audiência mais jovem no país asiático.

Uma marca mais ousada

O design exterior dos ID UX será mais ousado e no interior o foco estará mais centrado no condutor, com novos ecrãs e um novo sistema operativo.

O primeiro modelo desta nova sub-marca será o Volkswagen ID UNYX que ainda iremos conhecer este ano, e que terá na mira veículos de marcas como a BYD, a Zeekr, a SAIC ou a Dongfeng.

Já existem imagens a circular daquele que será o UNYX, que — apesar das semelhanças com o Cupra Tavascan — se difere pelo para-choques redesenhado e pelo formato das LED diferenciado.

Os ID UX irão ser concebidos dentro de um novo ecossistema de produção, desenvolvimento, cadeia de fornecedores e produção de baterias.

Recorde-se que a família ID irá crescer para um total de 16 modelos até ao final da presente década, entre os quais se incluem cinco veículos elétricos da ID UX.

Elétricos e muito mais

Fora do contexto da propulsão estritamente elétrica, a marca alemã está a investir também na hibridização da sua gama chinesa: até 2030 irão ficar disponíveis seis novos híbridos, entre os quais, modelo híbridos plug-in com mais de 100 km de autonomia elétrica.

Para além dos modelos híbridos, a Volkswagen planeia lançar até à mesma data 12 novos modelos a combustão.

No imediato, há dois novos modelos do segmento médio que estão ser desenvolvidos com a Xpeng para estarem à venda na China a partir de 2026.

Recorde aqui: SUV 100% elétrico será o primeiro Volkswagen feito a meias com a XPeng

A localização de fornecedores é outro dos campos em que a Volkswagen está a apostar mais do que no passado e os parceiros chineses da Xpeng, Horizon Robotics e Thundersoft, estão a ser integrados nos processos de desenvolvimento mais cedo do que aquilo que acontecia anteriormente.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”