Notícias Volkswagen antecipa Transporter Cargo. O «irmão» alemão da Ford Transit

Antevisão

Volkswagen antecipa Transporter Cargo. O «irmão» alemão da Ford Transit

A Volkswagen Veículos Comerciais revelou os primeiros dados do furgão totalmente novo Transporter Cargo, assim como a data de chegada.

Volkswagen Transporter Cargo - frente
© Volkswagen

A Ford e a Volkswagen têm andado de «mãos dadas» nos últimos tempos, sobretudo no que respeita aos veículos comerciais. Depois das pick-up Ranger e Amarok, e dos Tourneo/Transit Connect e Caddy, a parceria estende-se a mais uma proposta.

Das mesmas mesas de trabalho que viram nascer o Ford Transit Custom teremos também uma nova geração do Volkswagen Transporter Cargo, partilhando plataforma e mecânicas.

O novo Transporter Cargo vai substituir o atual Transporter 6.1, com a chegada ao mercado prevista no início do próximo ano.

Volkswagen Transporter Cargo - 3/4 de traseira
© Volkswagen

O novo furgão anuncia um espaço de carga maior, tanto em largura como em comprimento (mais 61 mm). A largura entre as cavas das rodas também aumentou quase 15 cm.

Apesar dos «genes» partilhados, no entanto, o Volkswagen vai manter características como a posição elevada do banco do condutor, interior largo e posição elevada do comando da caixa de velocidades.

No habitáculo, estará presente um painel de instrumentos totalmente digital com um ecrã de 12″ e um novo ecrã de comando tátil, mais ao centro do tabliê e com uma dimensão de 13″. Através deste, será possível aceder ao smartphone, através de Apple CarPlay ou Android Auto, mas também ao sistema de navegação, disponível em opção.

Volkswagen Transporter Cargo interior
© Volkswagen Veículos Comerciais

No equipamento de série, o novo Volkswagen Transporter Cargo terá um volante multifunções e o comando do travão de estacionamento elétrico passou para o tabliê, libertando mais espaço no habitáculo — à semelhança do Multivan e do ID.Buzz.

Lugares para todos

O novo furgão vem de série com três lugares à frente (banco de condutor, mais banco duplo), mas será possível equipar o Transporter Cargo com mais três assentos individuais e amovíveis numa segunda fila. Um pouco mais tarde, nas versões de passageiros, poderá ser adicionada uma terceira fila (banco corrido) que permite aumentar a lotação máxima a nove passageiros.

A Volkswagen propõe ainda uma variante de cabina dupla — o único da sua classe a ter esta opção —, justamente com três lugares na frente (condutor e assento duplo) e um assento para três passageiros na fila de trás.

Medidas mais generosas

No que diz respeito à fita métrica, o Volkswagen Transporter Cargo será ainda mais amplo do que o T6.1. A largura exterior aumenta em 128 mm e o comprimento 146 mm, totalizando 2032 mm e 5050 mm, respetivamente.

A distância entre eixos também foi aumentada em 97 mm, chegando agora a 3,1 m, sendo que ainda existe a hipótese de optar pela versão longa que adiciona mais 40 cm a esta medida.

O comprimento do compartimento de carga do Transporter Cargo soma agora 2072 mm na versão com a distância entre eixos mais curta. Na versão mais longa, o espaço de carga chega aos três metros de comprimento.

Volkswagen Transporter Cargo - carga
© Volkswagen

Feitas as contas, a nova geração do Transporter Cargo alcança assim um volume de arrumação de, pelo menos, 5,8 m3 (distância entre eixos normal), mas pode chegar aos 9 m3 (distância entre eixos longa e teto elevado). Além disso, a capacidade de carga útil chega a 1,33 toneladas e a capacidade de reboque é agora de 2,8 toneladas.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Volkswagen ID.5 GTX?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen ID.5 GTX. Convence como um «GTI elétrico»?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen ID.5 GTX. Convence como um «GTI elétrico»?