Notícias Volkswagen Jetta de regresso à Europa ou é outra coisa?

Fotos-espia

Volkswagen Jetta de regresso à Europa ou é outra coisa?

Este protótipo foi avistado na Europa e, por isso, tem sido identificado como um novo Volkswagen Jetta, mas ainda há outras possibilidades a considerar.

© Razão Automóvel

Por entre os muitos modelos que tentam passar despercebidos aos olhos das câmaras usando consideráveis doses de camuflagem, surgiu um convencional modelo com carroçaria de três volumes, que os nossos «infiltrados» afirmam tratar-se do novo Volkswagen Jetta.

Lembra-se do Jetta? A berlina de quatro portas que sempre derivou do Golf tem continuado a fazer carreira na América do Norte e China, mas agora coloca-se a possibilidade de regressar em força ao mercado europeu. Isto porque pode ajudar a preencher a lacuna deixada pelo Passat berlina, que na nova geração está apenas disponível como Variant (carrinha).

Olhando para o protótipo de testes, nota-se que há um aumento generoso das dimensões face às gerações anteriores do Volkswagen Jetta. O que também confirma a ideia de vir a tomar, na medida do possível, o lugar do Passat.

Quanto a novidades relacionadas com a estética e o estilo, nada feito. Se olharmos com um pouco mais de atenção para as imagens percebemos que, afinal, camuflagem é coisa que não falta a este protótipo descoberto na sua fase de testes dinâmicos de inverno.

Muitos dos traços e detalhes da carroçaria estão longe de ser reais, sendo apenas autocolantes que, misturados com neve e gelo, quase dão a entender que são «a sério».

Com um pouco mais de atenção, torna-se fácil perceber que os grupos óticos deste suposto Volkswagen Jetta também não são totalmente reais e que os frisos de ambos os para-choques também são autocolantes. Aliás, tal como acontece com o elemento localizado no pilar traseiro, logo a seguir à janela lateral traseira, também ele um autocolante.

Será mesmo um Jetta?

Apesar de ter sido apanhado em testes na Europa, temos de levantar a possibilidade de não ser um novo Jetta para o mercado europeu.

Temos de colocar a hipótese de ser uma berlina destinada ao mercado norte-americano ou chinês — até pelas suas dimensões —, onde as berlinas de três volumes e quatro portas ainda têm uma expressão comercial significativa.

Na China, em particular, a Volkswagen comercializa meia dúzia de berlinas de quatro portas. Este protótipo de testes poderá ser um substituto viável para várias desses modelos.

Fotos-espia Volkswagen Jetta - 3/4 de traseira
© Razão Automóvel

Independentemente se é ou não um novo Volkswagen Jetta que terá também como destino o mercado europeu, a revelação está a menos de um ano de distância. Tudo aponta para que seja revelado no final deste ano ou no início de 2025.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do protótipo do Volkswagen Golf GTI W12 que a marca levou ao festival de Wörthersee em 2007?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o Golf GTI mais radical de sempre
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o Golf GTI mais radical de sempre