Notícias Não está a ver mal. Este Volkswagen Up! foi transformado num triciclo

Arranque a Frio

Não está a ver mal. Este Volkswagen Up! foi transformado num triciclo

Este Volkswagen Up! foi transformado para ser considerado legalmente um triciclo, mas há boas razões para o terem feito.

Volkswagen up! triciclo, frente 3/4
© Geparda

É impossível não reparar na traseira deste Volkswagen Up! com o seu eixo traseiro… peculiar. A razão por detrás desta transformação deve-se à possibilidade de os jovens de 16 anos poderem tirar a carta de condução na Alemanha. Contudo, ficam limitados à condução de quadriciclos ou triciclos.

No primeiro caso, são os conhecidos «papa-reformas», que ganharam novo alento com modelos como o Citroën Ami. No entanto, caso os jovens condutores queiram algo mais seguro, a lei alemã permite transformar um automóvel num triciclo como este Volkswagen Up!.

Para isso é removido o eixo traseiro e é colocado um alternativo, na mesma com dois pneus, mas cujos centros não podem distar, legalmente, mais de 460 mm.

No caso deste Volkswagen Up!, para mitigar a estabilidade perdida, a Geparda, a empresa que o transformou, montou uma barra estabilizadora da H&R à frente e molas da Eibach atrás.

O motor é o mesmo três cilindros de um litro do Up!, só que está limitado a apenas 20 cv. Mesmo assim é capaz de alcançar 109 km/h — só para os mais destemidos…

Custa 20 mil euros e não é o único. Há uns anos demos a conhecer o Ellenator com base no Fiat 500:

Sabe esta resposta?
Qual destes Volkswagen foi o antecessor direto do Up!?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”