Notícias Depois de Pikes Peak o Volkswagen ID.R quer conquistar o… Nürburgring

Competição

Depois de Pikes Peak o Volkswagen ID.R quer conquistar o… Nürburgring

Depois de ter conquistado Pikes Peak, o Volkswagen ID.R quer tornar-se no elétrico mais rápido no Nürburgring. Para isso, conta com a ajuda da Bridgestone.

Volkswagen ID.R

Depois de já ter conquistado o recorde em Pikes Peak, cumprindo os 19,99 km e as 156 curvas do percurso em apenas 7min57,148s, o Volkswagen ID.R prepara-se para “atacar” mais um recorde, desta feita no famoso circuito de Nürburgring.

Não, o protótipo da Volkswagen não pretende bater o tempo conseguido pelo seu “primo”, o Porsche 919 Hybrid, que demorou apenas 5min19,546s para percorrer os cerca de 21 km e 73 curvas do circuito alemão. Em vez disso, o objetivo do ID.R passa por se estabelecer como o veículo elétrico mais rápido à volta do “inferno verde” — de onde vem esta designação?

Para já, o recorde pertence ao NIO EP9, um superdesportivo (elétrico, é claro) de produção (muito) limitada. O tempo alcançado pelo elétrico chinês foi de apenas 6min45,9s, um valor que é quase tão baixo como o conseguido pelo Lamborghini Aventador SVJ.

VÊ TAMBÉM: Tudo o que sabemos sobre a oitava geração do Volkswagen Golf
Volkswagen ID.R

Os números do Volkswagen ID.R

Apesar de os testes de otimização do ID.R para que este esteja preparado para enfrentar o Nürburgring — a tentativa de recorde deverá ocorrer durante o próximo verão — já terem começado, ainda não foi confirmado se há novidades em relação às características técnicas do protótipo.

Volkswagen ID.R

No entanto, se estas se mantiverem em relação ao protótipo que bateu o recorde em Pikes Peak, o ID.R deverá apresentar-se com dois motores elétricos e uma potência combinada de 680 cv, um binário máximo e instantâneo de 650 Nm e um peso de cerca de 1100 kg. Estes valores permitem ao protótipo elétrico acelerar dos 0 aos 100 Km/h em 2,25 s.

Com esta tentativa de quebrar o recorde na Nordschleife (Nürburgring), queremos demonstrar o enorme potencial do desempenho com a condução elétrica.

Sven Smeets, Motorsport Director da Volkswagen

A apoiar a Volkswagen neste objetivo surge a Bridgestone, que vai equipar o ID.R com os pneus Potenza. Esta não é a primeira pareceria entre a Volkswagen e Bridgestone, com as duas marcas a já terem trabalhado em conjunto para desenvolver equipamentos originais para veículos de produção.

Sabe esta resposta?
Quanto pesava o Volkswagen Golf BiMotor que participou em Pikes Peak?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen restaura o Golf BiMotor que participou em Pikes Peak