Notícias Volkswagen desvendou protótipo mais rápido que um F1 para atacar Pikes Peak

Competição

Volkswagen desvendou protótipo mais rápido que um F1 para atacar Pikes Peak

A Volkswagen acaba de desvendar o protótipo 100% elétrico com o qual se propõe atacar a Rampa Internacional de Pikes Peak. E que, garante desde já o construtor, consegue ser mais rápido que um F1!

Volkswagen I.D. R Pikes Peak 2018

Denominado Volkswagen I.D. R Pikes Peak, o protótipo da Volkswagen conta com dois motores elétricos, a oferecerem uma potência combinada de 680 cv, além de um binário máximo e instantâneo de 650 Nm. Valores que, a juntar a um peso de não mais que 1100 kg, garantem, segundo o fabricante, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 Km/h em não mais que 2,25 segundos — mais rápido que um Fórmula 1 ou até um Fórmula E!

Quanto à velocidade máxima, não foi anunciada, ainda que, não tenha muita importância — importante, para enfrentar as 156 curvas do trajeto ao longo da montanha de Pikes Peak, em Colorado Springs, é a capacidade de “disparo”.

Desvendado o carro e anunciados alguns números, resta agora aguardar pelo dia 24 de junho, data em que se realiza mais uma edição da Pikes Peak International Hill Climb, para confirmar as promessas feitas pela marca de Wolfsburgo, numa prova que tem lugar ao longo de 19,99 km de rampa. Com a partida a ter lugar ao quilómetro 7 da subida, 2862 metros acima do nível do mar, com os carros a subirem, a partir daí, 1440 metros em asfalto, para encontrarem a linha de chegada a 4300 metros de altura.

Campeão Romain Dumas será o piloto

Ao volante do Volkswagen I.D. R Pikes Peak estará o campeão em título desta prova, Romain Dumas, que tentará fixar um novo recorde para o carro 100% elétrico mais rápido neste traçado, cuja marca está, actualmente, nos 8m57,118s. — mas o recorde absoluto pertence ainda a um motor de combustão, cortesia do Peugeot 208 T16 com Sébastien Loeb ao volante, com um tempo canhão de 8min13,878s.

Recorde-se que esta tentativa de recorde tem lugar 31 anos depois da marca alemã ter surgido em Pikes Peak com um invulgar Golf de dois motores a gasolina e tração integral, com o qual acabou por não conseguir terminar a corrida. O que levou já o construtor alemão a afirmar agora ter chegado “a altura da desforra”.

RELACIONADO: Quando a VW perdeu a cabeça e desenvolveu um Golf BiMotor

Sabe esta resposta?
Qual a potência anunciada pelo BMW M4 Pack Competition?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW M4 Pack M Competition. A opção que faltava?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW M4 Pack M Competition. A opção que faltava?