Notícias Golf R 20 Years Edition é o “R” mais rápido no Nürburgring, mas há um Golf mais rápido

Nürburgring

Golf R 20 Years Edition é o “R” mais rápido no Nürburgring, mas há um Golf mais rápido

Apesar de ser o Volkswagen R mais rápido no Nürburgring, o Volkswagen Golf R 20 Years Edition não conseguiu bater o Golf GTI Clubsport S.

Volkswagen Golf R 20 Year Edition dianteira

O Volkswagen Golf R 20 Years Edition já era o Golf mais potente de sempre e agora tornou-se no Volkswagen da divisão R mais rápido de sempre no Nürburgring.

Com o piloto Benny Leuchter aos comandos, o Golf R 20 Year Edition percorreu o “inferno verde” em 7min47,31s, um tempo em linha com o alcançado por modelos como o Porsche 911 GT3 RS em 2004 ou o Lamborghini Murcielago LP640 em 2006!

Curiosamente, apesar de se ter tornado no Volkswagen R mais rápido de sempre no Nürburgring, o Golf R 20 Years Edition não é o Golf mais rápido no famoso circuito alemão.

A NÃO PERDER: Volkswagen R também recebe novo logótipo

A «culpa» é do Golf GTI Clubsport S (MK7) que, em 2016, arrecadou o título de «tração dianteira mais rápido» no traçado alemão com um tempo de 7min47,19s, pouco mais de um décimo de segundo mais rápido — atualmente, o recorde de tração dianteiro mais rápido no “inferno verde” é detido pelo Renault Mégane R.S. Trophy-R.

Os números do Golf mais potente de sempre

Criado para comemorar os 20 anos da divisão R, o Volkswagen Golf R 20 Years Edition é, como já referimos, o Golf mais potente de sempre.

Recorre ao mesmo 2.0 TSI (EA888 evo4) do Golf R, mas vê a potência subir até aos 333 cv (mais 13 cv) — binário mantém-se nos 420 Nm —, números que lhe permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em 4,6s e alcançar os 270 km/h de velocidade máxima.

Volkswagen Golf R 20 Year Edition com Benny Leuchter ao seu lado
Benny Leuchter ao lado do Golf R 20 Year Edition que conduziu no Nürburgring.

A transmissão continua a cargo da caixa DSG (dupla embraiagem) de sete relações, mas foi revista para tornar as mudanças de relação menos «suaves» e mais desportivas. Já o binário é enviado às quatro rodas, como em todos os Golf R desde sempre.

Equipado com um escape em titânio da Akrapovič e um sistema designado “Emotional Start”, que aumenta o regime do motor para as 2500 rpm quando este é ligado para o tornar mais… audível, o Golf R 20 Year Edition conta ainda com dois modos de condução «extra»: “Drift” e “Special”.

Volkswagen Golf R 20 Year Edition traseira

O segundo modo foi precisamente o usado por Leuchter para obter este recorde. Especialmente desenvolvido para o Nürburgring, o modo “Special” ajusta os amortecedores para uma afinação mais suave e focada no… conforto!

Segundo a Volkswagen, esta afinação permite enfrentar melhor o piso irregular do circuito germânico.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volkswagen Golf R32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R