Notícias Beetlaru? O Carocha de 382 cv com motor boxer de um… Subaru

Tuning

Beetlaru? O Carocha de 382 cv com motor boxer de um… Subaru

Este Volkswagen Beetle trocou o seu velhinho boxer pelo famoso motor Subaru EJ20 e passou a ser capaz de dar "dores de cabeça" a alguns Porsche.

Volkswagen Beetle

O mundo das trocas de motor (ou engine swaps) praticamente não tem limites. Desde um Ferrari equipado com o 2JZ-GTE até um Toyota Supra A90 que rejeitou o “coração” dos seus antepassados, vai-se encontrando de tudo um pouco como, por exemplo, este Volkswagen Beetle de que te falamos hoje que recebeu o motor de um… Subaru.

Criado por um fã dos famosos “Carocha” chamado Adonis (não se sabe qual o seu apelido), o projeto deste Beetle levou dez anos até estar concluído. A ideia surgiu-lhe depois de ter experimentado um Beetle equipado com um motor Subaru, sendo que a partir desse momento decidiu que teria de criar o seu próprio “Beetlaru”.

Como não podia deixar de ser, o motor boxer original arrefecido a ar deu lugar a outro motor boxer, mas de origem nipónica. O escolhido foi o EJ20 da Subaru com 2.0 l que depois de receber um novo turbonovos injetores de 1000 cm3, novo escape e uns retoques ao nível da admissão passou, de acordo com Adonis, a debitar cerca de… 382 cv!

VÊ TAMBÉM: BMW X5 M50d. O «monstro» dos quatro turbos
Volkswagen Beetle

Um trabalho completo

Se a troca de motor foi o primeiro (grande) passo da transformação, as restantes melhorias a que o Beetle foi sujeito não lhe ficaram atrás. É que tão importante como acelerar é travar, e por saber isso mesmo Adonis instalou à frente discos de travão provenientes da BMW e na traseira (talvez tentando manter a originalidade) montou discos da Volkswagen.

Volkswagen Beetle
Para além dos bancos desportivos o Beetle recebeu um roll cage.

Já ao nível da suspensão, o Beetle de Adonis recebeu molas feitas de propósito para ele tanto à frente como atrás e ainda um travão de mão de drift. Quanto ao interior deste autêntico Super Beetle passou a contar com bancos desportivos, roll cage e entradas de ar destinadas a arrefecer o intercooler, estando estas integradas na janela traseira.

VÊ TAMBÉM: É assim que a Bugatti testa as suas pinças de travão em titânio

Por fim, no capítulo estético, Adonis juntou a forma à função e equipou o Beetle com uma enorme asa traseira (que ele afirma ajudar nas drag race), jantes BBS com pneus semi-slick e ainda um spoiler dianteiro, tudo para lhe dar um visual mais desportivo e ajudar sempre que este muito especial “Carocha” dá uso à potência oferecida pelo EJ20.

Sabe esta resposta?
Em quantos níveis de equipamento vai estar disponível o Volkswagen T-Cross?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante do novo T-Cross, o mais pequeno SUV da Volkswagen