Notícias Este é mesmo o último. O adeus à Renault Sport vai-se fazer com o Mégane R.S. Ultime

Apresentação

Este é mesmo o último. O adeus à Renault Sport vai-se fazer com o Mégane R.S. Ultime

O Renault Mégane R.S. Ultime, de produção limitada, será revelado no Tokyo Auto Salon. E com ele vem o fim da Renault Sport.

Renault Mégane RS Ultime vista dianteira 3/4

Depois de em 2021 a Renault Sport ter «saído de cena» para dar lugar à Alpine, o Renault Mégane R.S. Ultime apresenta-se como a «balada da despedida» da divisão que nos deu alguns dos Renault mais emocionantes de sempre.

O Mégane R.S. Ultime será, como o nome deixa adivinhar, o último a receber a designação “R.S.” e vai estar limitado a 1976 unidades. Um número que não é fruto do «acaso», mas sim uma referência ao ano de fundação da Renault Sport.

Noutra referência ao passado glorioso da Renault Sport todas as unidades do Mégane R.S. Ultime serão assinadas por Laurent Hurgon, o piloto de testes responsável por muitos dos recordes que o Mégane R.S. acumulou ao longo dos anos.

A NÃO PERDER: No adeus aos Renault Sport, recordamos 5 dos mais especiais
Renault Mégane R.S. Ultime vista traseira 3/4

As referências ao passado nesta série limitada não se ficam por aqui. Por exemplo, a revelação do Mégane R.S. Ultime no Tokyo Auto Salon assinala também os 20 anos do lançamento do primeiro Mégane R.S.

Visual à altura

No capítulo visual dificilmente alguém vai confundir os 1976 Mégane R.S. Ultime com os Mégane R.S. e R.S. Trophy.

Os gráficos em preto mate no capô, tejadilho, na lateral e no para-choques traseiro são inspirados pelo novo símbolo da Renault. A estes juntam-se o lettering  “1976” na porta dianteira direita e o lettering “Ultime” no para-choques dianteiro.

Disponível em quatro cores diferentes, o Mégane R.S. Ultime conta sempre com as jantes “Fuji Light” de 19” pintadas de preto, envolvidas pelos mesmos semi-slicks Bridgestone Potenza S007 que foram desenvolvidos para o radical Mégane R.S. Trophy-R.

A completar o «aparato visual» temos o kit de carroçaria típico dos Mégane R.S. que o torna mais largo (60 mm à frente e 45 mm atrás) e traz consigo detalhes como a asa traseira, o difusor traseiro ou o escape central.

Quanto ao interior, enquanto o Mégane R.S. Trophy-R apostava no «espartanismo», o Ultime não abdica de alguns luxos.

Assim, temos bancos dianteiros Recaro forrados a Alcantara, um ecrã central de 9,3”, painel de instrumentos digital de 10”, sistema de som da Bose e ainda cruise control adaptativo e câmara de 360º.

Renault Mégane RS Ultime interior
A caixa manual é uma opção, mas não para a Europa.

Mecânica inalterada

Debaixo do capô do Mégane R.S. Ultime encontramos o mesmo 1,8 l de quatro cilindros, turbo, com 300 cv e 420 Nm já usado pelo R.S. Trophy.

Na Europa o binário é enviado às rodas dianteiras exclusivamente por intermédio de uma caixa de dupla embraiagem EDC com seis relações, mas haverá unidades com caixa manual noutros mercados.

Equipado com um diferencial Torsen no eixo dianteiro, o chassis Cup rebaixado, sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL e ainda os travões Brembo, o Mégane R.S. Ultime cumpre os tradicionais 0 aos 100 km/h em apenas 5,7s.

O Renault Mégane R.S. Ultime deverá ser lançado na primavera e ainda não se sabe qual será o seu preço nem quantas unidades se destinam ao mercado nacional.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Renault 20 Turbo venceu o Rali Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 20 Turbo. O mais improvável vencedor do Rali Dakar?