Apresentação
CUPRA Formentor eletrifica-se a dobrar com duas versões e-HYBRID
Segundo modelo híbrido plug-in da CUPRA, o CUPRA Formentor e-HYBRID apresenta-se com dois níveis de potência. Fica a conhecê-lo melhor.

Depois do Leon e-HYBRID, a família de modelos eletrificados da CUPRA continua a crescer, contando agora com o CUPRA Formentor e-HYBRID com dois níveis de potência.
No Formentor e-HYBRID, a potência máxima combinada ascende aos 204 cv e o binário aos 350 Nm enquanto no Formentor VZ e-HYBRID esta sobe até aos 245 cv e o binário para os 400 Nm.
Em ambos os casos encontramos o 1.4 TSI de 150 cv associado a um motor elétrico de 115 cv, sendo que ambos contam com tração dianteira e recorrerem a uma caixa automática DSG.
VÊ TAMBÉM: SEAT e CUPRA passam a ser representadas pela SIVA em 2021
Quanto à bateria que alimenta o motor elétrico, esta pesa 130 kg e tem 13 kWh de capacidade, permitindo percorrer em modo exclusivamente elétrico até 59 km (55 km no caso da versão de 245 cv), isto já de acordo com o ciclo WLTP.
Poupança e performance de “mãos dadas”
No caso do Formentor e-HYBRID, os 0 a 100 km/h cumprem-se em 7,8s e a velocidade máxima é de 205 km/h. Quanto aos consumos estes ficam-se entre os 1,2 e 1,4 l/100 km enquanto as emissões andam entre as 23 e as 26 g/km de CO2.
Já o mais potente CUPRA Formentor VZ e-HYBRID acelera até aos 100 km/h em 7s e alcança os 210 km/h, tudo isto enquanto consegue médias de consumos entre os 1,4 e 1,6 l/100 km e de emissões entre as 31 e 35 g/km de CO2.
Por fim, no que diz respeito ao carregamento da bateria, este demora menos de cinco horas num carregador de 2,3 kW ou 3h40min num carregador de 3,6 kW (Wallbox).

E os modos de condução?
Como é habitual na maioria dos híbridos plug-in, o CUPRA Formentor e-HYBRID arranca sempre em modo elétrico, passando para o modo “Hybrid” sempre que a velocidade ultrapassa os 140 km/h ou a energia disponível desce de um determinado patamar.

Quanto ao modo “Hybrid”, este tem ainda dois modos: “Hybrid-Auto” e “Hybrid-Manual”. O primeiro gere automaticamente o grupo motopropulsor enquanto no segundo é possível escolher três opções:
- o modo “Hold”, que mantém o nível de carga da bateria nesse momento;
- um modo que permite reservar uma determinada percentagem da carga da bateria;
- e a função de carga que carrega a bateria através do motor de combustão.
Quando chega?
Praticamente idênticos no capítulo estético aos restantes Formentor, os CUPRA Formentor e-HYBRID e CUPRA Formentor VZ e-HYBRID ainda não têm preços nem data de chegada prevista para Portugal.
Sabe responder a esta?
Em que ano foi revelado o SEAT Ronda?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL