Já disponíveis em Portugal

Já conduzimos o renovado SEAT Ateca e SEAT Tarraco FR

A marca espanhola continua a sua ofensiva SUV. O SEAT Ateca recebeu várias atualizações e o SEAT Tarraco seguiu-lhe as pisadas, com a nova versão FR. Vamos conhecê-las?

Em Guincho (Cascais), Portugal

Foi pelas magníficas estradas do Guincho, Cascais, que conduzimos pela primeira vez o renovado SEAT Ateca e o novo SEAT Tarraco FR. Dois modelos de enorme importância para a marca espanhola.

Hoje, mais de metade das vendas da SEAT são modelos SUV. Um valor que a SEAT acredita que poderá aumentar nos próximos anos. E um dos modelos que mais tem contribuído para esse sucesso tem sido o SEAT Ateca. Lançado em 2016, o Ateca foi o primeiro SUV da marca espanhola. Depois, seguiu-se o Arona e o Tarraco.

Mas porque a concorrência é cada vez maior — é o segmento que mais cresce na Europa — a SEAT decidiu renovar os argumentos do Ateca para os próximos anos.

Conhece todas as novidades neste vídeo:

TENS DE LER: David Gendry. “Estou surpreendido pela falta de apoio ao setor automóvel em Portugal”

Mas não foi só o SEAT Ateca que foi alvo de atenção. Também o SEAT Tarraco recebeu uma inédita versão FR. O nível de equipamento mais desportivo da SEAT pode agora, pela primeira vez, ser associado ao maior SUV da gama SEAT.

Um momento que a SEAT aproveitou para proceder a algumas atualizações no Tarraco. Mudanças que apesar de ténues, são importantes e muito bem vindas.

Preços para Portugal

Em Portugal, o novo SEAT Ateca está disponível a partir do nível de equipamento Style. Custa 30 580 euros — motorização 1.0 TSI 115 cv — e já oferece uma dotação de equipamento que alinha pelas melhores ofertas do mercado.

Acima da versão Style, encontramos as versões Xperience e FR, disponíveis por 32 204 euros e 32 312 euros respectivamente.

Quem procurar um pouco mais de performance, pode optar pelas versões 1.5 TSI de 150 cv, que custam mais 2000 euros. Por 41 072 euros, inicia-se a oferta Diesel, que está circunscrita ao competente e poupado motor 2.0 TDI de 150 cv. Um motor que foi profundamente renovado este ano, e estreado na 8ª geração do Volkswagen Golf.

A NÃO PERDER: SEAT Tarraco FR apresenta-se com novos motores e visual a condizer

Relativamente ao SEAT Tarraco, o acesso à gama faz-se — mais uma vez — através da versão Style (39 243 euros). Já a nova versão FR tem um preço que se inicia nos 44 893 euros, quando associada ao motor 1.5 TSI de 150 cv. A renovada gama SEAT Ateca e SEAT Tarraco já estão disponíveis em Portugal.

Primeiras impressões

8 / 10
Apesar das diferenças estéticas serem ténues, a proposta de valor do SEAT Ateca foi bastante reforçada neste facelift. O sistema de infotaiment de 9,2" é dos melhores do segmento, e a renovação estética volta a colocá-lo a par com a sua concorrência. Com estas melhorias, a SEAT continua a ter no Ateca e também no Tarraco, duas propostas para continuar o sucesso de vendas. Em 2019, a SEAT era a marca que mais crescia na Europa.

  • Relação preço/equipamento;

  • Sistema de infotaiment;

  • Solidez do habitáculo;

  • Poucas diferenças estéticas face à geração pré-facelift;

  • Gama de motores ainda não contempla versão PHEV (só em 2021)

Preço

30.580

Data de comercialização: Outubro 2020


Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto