Notícias My name is Vantage, Aston Martin Vantage.

Apresentação

My name is Vantage, Aston Martin Vantage.

Há muito que se esperava pela revelação oficial e completa do novo Aston Martin Vantage. O modelo de acesso à marca britânica está melhor que nunca.

Aston Martin Vantage

Depois de termos levantado um pouco o véu Aston Martin Vantage aqui, agora as fotos oficiais revelam na totalidade o que é a nova máquina da marca.

Claramente inspirado no Aston Martin DB10 usado pelo agente secreto James Bond no filme Spectre, o novo Aston Martin Vantage diferencia-se de todos os restantes modelos da marca.

Aston martin vantage 2018

Mais comprido e largo em nove e sete centímetros, respetivamente, que o seu antecessor, mantém a mesma arquitetura com motor frontal longitudinal e tração traseira. No entanto, o novo Vantage é decididamente mais agressivo e musculado. Com a parte da frente colada ao chão, e a traseira mais levantada, todos os elementos aerodinâmicos parecem perfeitamente enquadrados. O difusor traseiro e o divisor dianteiro ajudam a criar um downforce significativo, melhorando a aerodinâmica do modelo, que mais parece feito para pista.

Aston martin vantage 2018

Se o DB11 é um gentleman, o Vantage é um caçador

Miles Nurnberger, Chefe design exterior da Aston Martin

Apesar de mais curto do que um Porsche 911, o Vantage tem mais 25 cm de distância entre eixos (2,7 m) do que o mítico modelo alemão.

O novo interior reforça a sensação de estarmos dentro de um cockpit. Sobressaem os botões de Start ao centro, e os referentes à caixa automática nas extremidades. Ao centro da consola o botão rotativo que comanda o sistema de infoentretenimento. Conhece-lo de algum lado?

Mas vamos ao que realmente interessa. Distribuição de peso 50/50 e um motor V8 4.0 litros biturbo com 510 cavalos, apenas sete cavalos a menos do que o V12 Vantage. O peso começa nos 1530 kg, mas a seco, ou seja, sem considerar qualquer tipo de fluídos — óleo e combustível —, pelo que, quando adicionados, o peso deva ser semelhante ao do seu antecessor.

Nada que afete as prestações: a velocidade máxima é superior a 300 km/h e atinge os 100 km/h em cerca de 3,7 segundos.

O motor, de origem Mercedes-AMG, está especificamente preparado e ajustado para o Vantage, e conta com a nova caixa automática de oito velocidades da ZF. Para os puristas, depois do lançamento, o Vantage irá estar disponível também com uma caixa manual, ao que parece uma versão da caixa de sete velocidades do V12 Vantage S.

RELACIONADO: Conduzimos o Aston Martin DB mais potente de sempre

Outra novidade é o diferencial traseiro eletrónico. O e-diff liga-se ao sistema de controlo de estabilidade e envia a potência para cada uma das rodas traseiras. Claro está que, para a experiência de condução ser mais intensa, tanto o controlo de estabilidade como o de tração são desligáveis. Convém também um bom kit de unhas… 

O novo Aston Martin Vantage tem como opção travões em fibra de carbono e a arquitetura de suspensão será idêntica à do DB11 embora mais rígida para uma condução mais desportiva.

Depois de mais este passo, o próximo Aston Martin a ser alvo de uma profunda atualização será o Vanquish, em 2019. Entretanto, a Aston Martin inaugurará a sua presença em dois novos segmentos, o dos SUV com o DBX, e o dos elétricos com o RapidE elétrico.

Sabe esta resposta?
Qual o motor do Aston Martin Valkyrie?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O que é que o Aston Martin Valkyrie tem a ver com um Fórmula 1? Tudo.