Notícias O Le 5 Concept imagina o regresso do histórico Renault 5

Design

O Le 5 Concept imagina o regresso do histórico Renault 5

Como é que seria um Renault 5 para a próxima década? Fiquem a conhecer a proposta de um designer italiano, o Le 5 Concept.

Renault Le 5
© Marco Maltese

Já tivemos mais gerações de Renault Clio do que de Renault 5 — duas gerações só, com a segunda a ser conhecida como o Super 5 —, mas não lhe retira relevância nenhuma. O popular modelo não só foi um sucesso comercial como vingou na competição — o Renault 5 Turbo ainda habita os sonhos automobilísticos de muitos de nós —, e ainda deixou para a história um respeitável pocket rocket na forma do 5 GT Turbo.

As suas linhas simples, mas eficazes, ainda hoje são marcantes (originalmente desenhadas por Michel Boué), garantindo um elevado sentido de identidade e uma expressão simpática ao popular utilitário francês. De tal forma marcaram que a Renault não se coibiu de usar o R5 como fonte de inspiração para o Twingo dos nossos dias.

E se a Renault decidisse recuperar o R5 como um modelo por direito próprio? É o que nos propõe este designer italiano, de nome Marco Maltese, que imagina um Renault 5 para a próxima década, cujo desenho dá pistas de que poderia ser totalmente elétrico.

VÊ TAMBÉM: E se o Fiat 126 regressasse como um citadino elétrico?
Renault Le 5
© Marco Maltese

Denominado Renault Le 5 Concept — uma “piada” que nos recorda do nome do R5 no mercado norte-americano, o Renault… Le Car —, esta proposta tem como ponto de partida o recentemente revelado Mégane eVision Concept. Um concept para um hatchback 100% elétrico com genes de crossover, que chegará ao mercado no final de 2021.

Do Mégane eVision adota vários elementos estilísticos — tratamento dado às óticas e grelha/entradas de ar e até à combinação de cores escolhidas —, e adapta-os às proporções, volumes e formas (também dos seus elementos) do Renault 5.

Temos a mesma carroçaria com dois volumes bem definidos, uma traseira inclinada e ininterrupta desde o teto ao para-choques e onde vemos as óticas verticais; até temos a face de “olhar sorridente” dada pelos faróis a tender para uma forma trapezoidal. Um detalhe precioso são as jantes, que evocam as usadas no R5 Alpine, uma das versões desportivas do primeiro Renault 5.

Sendo, previsivelmente, 100% elétrico, poderia ser este Le 5 Concept um rival para os também inspirados/influenciados pelo passado Honda E e Mini Cooper SE? Acreditamos que sim.