Notícias Conhecias o Renault 5 Cabriolet? Este vai a leilão

Leilão

Conhecias o Renault 5 Cabriolet? Este vai a leilão

Encontrar um Renault 5 Cabriolet é quase uma missão impossível. No entanto, no próximo leilão da RM Sotheby's vai estar um à venda.

Renault 5 GTR Cabriolet

Atualização a 13/04/2019: O valor de venda foi adicionado.

Mais conhecida pelo eterno GT Turbo, a segunda geração do Renault 5 (também conhecida como Supercinco) teve várias versões especiais. Desde a jovial série Blue Jeans até à luxuosa versão Baccara, houve Renault 5 para todos os gostos, inclusive… descapotável.

Originalmente encomendada pela Renault à empresa belga EBS em 1984, o 5 Cabriolet da EBS acabou por não receber o aval final da marca francesa. Isto fez com que a empresa belga decidisse avançar para a produção/transformação do Renault 5 por conta própria.

Talvez graças a esse facto, ainda hoje não há números muito exatos acerca de quantos Renault 5 Cabriolet foram produzidos pela EBS — tudo aponta que tenham sido produzidos à volta de 870 unidades do raro descapotável.

VÊ TAMBÉM: Renault Mégane R.S. Trophy. Amor à primeira curva?
Renault 5 GTR Cabriolet

Uma produção (muito) artesanal

Depois de a Renault se ter retirado do projeto, para produzir os 5 Cabriolet a EBS dedicou-se à transformação de exemplares já existentes. Para o fazer, a empresa belga começava por desmontar o utilitário francês cortando em seguida o tejadilho e montando tudo novamente a seguir.

Apesar do método de transformação aparentemente simples, os elevados custos de produção acabariam por condenar o projeto ao fracasso. Curiosamente, depois de ter abandonado o projeto com a EBS, a Renault viria a encomendar um Supercinco descapotável à carroçadora Gruau em 1989 tendo obtido melhores resultados comerciais que a versão da EBS.

VÊ TAMBÉM: Este é o novo Renault Clio. Evolução, não revolução

Quanto ao exemplar de que te falamos hoje, trata-se de um Renault 5 GTR Cabriolet de 1990 e foi transformado mal saiu do stand. Ao longo dos seus 29 anos de vida percorreu pouco mais de 350 km. Quanto ao preço, a RM Sotheby’s conta vendê-lo por um valor entre 10 mil e 15 mil euros no leilão que se vai realizar em Essen entre 11 e 12 de abril.

O raro Renault 5 GTR Cabriolet foi arrematado por 19 550 euros.

 

RELACIONADO: Fulvia, Stratos, 037 Rally, Delta S4 e Delta Integrale. Lendas dos ralis a leilão

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira da Renault Scénic?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Renault Scénic 1.3 tCe: já não é moda, mas ainda tem argumentos?