Notícias A Renault vai eletrificar os clássicos 4L, 5 e o primeiro Twingo

Rétromobile 2023

A Renault vai eletrificar os clássicos 4L, 5 e o primeiro Twingo

A Renault vai eletrificar a 4L, o 5 e o Twingo, resultado de uma parceria com a R-FIT. Só vão estar disponíveis, por enquanto, em França.

Renault 4L Retrofit no REtromobile 2023
© Renault

A aposta da Renault na eletrificação não se vai resumir aos seus novos e futuros modelos; também alguns dos seus clássicos mais emblemáticos, como os 4L, 5 e Twingo originais, não vão «escapar» a uma dieta à base de eletrões.

A revelação está marcada para o próximo Rétromobile — o salão de automóveis clássicos que se realiza entre 1 e 5 de fevereiro em Paris, França —, onde a Renault vai mostrar versões elétricas adaptadas dos 4L, 5 e Twingo, que resultam de uma parceria com a empresa R-FIT.

Relacionado África em Leiria. Conduzimos a Renault 4L que fez o Rally Safari Classic

A R-FIT criou kits aprovados pela Renault que permitem eletrificar os três modelos, contando com dois anos de garantia.

Stand-Renault-Retromobile
© Renault O espaço da Renault na Rétromobile. O Twingo terá particular destaque, ou não se celebrassem os 30 anos do lançamento da sua primeira geração.

Elétrico com caixa manual

Por enquanto a Renault apenas revelou os detalhes do kit que permite eletrificar o Renault 4L, precisamente o primeiro a chegar ao mercado, já a 1 de fevereiro, e por enquanto, só em França.

O kit vai estar disponível por 11 900 euros (já inclui a instalação) e é composto por uma bateria de iões de lítio com 10,7 kWh de capacidade, o carregador e, claro está, toda a eletrónica necessária para eletrificar um modelo com mais de 50 anos.

A bateria permite até 80 km de autonomia e pode ser carregada em 3h30min numa tomada doméstica de 220 V.

A bateria alimenta um motor elétrico com 48 kW (65 cv) ao qual está acoplada a caixa manual de quatro velocidades do modelo original.

Para já a Renault e a R-KIT não revelaram detalhes acerca dos kits de eletrificação para o Renault 5 e para a primeira geração do Twingo.

Contudo, o kit para o Renault 5 deverá chegar em setembro e o destinado à primeira geração do Twingo ainda não tem data de lançamento prevista. Os seus preços também são uma incógnita.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Renault foi testado pela NASA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabiam que o Renault 12 foi testado pela NASA?