Notícias Civic Type R destrona Mégane R.S. Trophy-R no Nürburgring

Recorde

Civic Type R destrona Mégane R.S. Trophy-R no Nürburgring

O Honda Civic Type R voltou a ser o tração dianteira mais rápido no Nürburgring-Nordschleife, o circuito que conhecemos como o «inferno verde».

Honda Civic Type R 3/4 frente em pista
© Honda

A chegada de um desportivo como o Honda Civic Type R ao mercado, fica sempre associada à dúvida que agora serve de «confirmação» de desempenho para os modelos mais dinâmicos. Além das acelerações e potência, qual é o tempo da volta no Nürburgring-Nordschleife?

Não vale a pena esperar mais. O novo Honda Civic Type R conseguiu um tempo de 7min44,881s!

O hot hatch japonês recupera um recorde que já foi seu, o de tração dianteira mais rápido no «inferno verde», que estava na posse do Renault Mégane R.S. Trophy-R com um tempo de 7min45,389s.

Honda Civic Type R lateral em pista
© Honda

Recordamos que estes tempos consideram a extensão total do circuito: 20,832 km. O que já inclui os 232 m da pequena reta na secção T13 do circuito, que não era considerada em tempos idos.

Mais leve

O recorde do Civic Type R foi conquistado com uma nova versão aligeirada deste modelo: não tem ar condicionado, nem retrovisores elétricos, sensores de estacionamento e outros detalhes.

Não sabemos quantos quilos foram poupados, mas esta versão vem acompanhada de uma designação específica: Civic Type R S. Só está disponível sob encomenda nos mercados europeus e só está disponível com volante à esquerda.

O Civic Type R… S, que conseguiu o recorde, estava equipado com os Michelin Sport Cup 2, que podem ser encomendados diretamente à Michelin.

A aerodinâmica deste modelo e o ângulo da asa traseira também foram determinantes para gerar a força descendente necessária para um melhor desempenho. E a suspensão traseira multilink conjugada com uma maior largura de vias que a do seu antecessor, também ajudaram na estabilidade em curva.

E claro, sob o capô está um dos principais trunfos deste modelo, que é o motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 329 cv.

O resultado é a volta incrível que podemos ver no vídeo do Honda Civic Type R a bater o recorde, pilotado por Nestor “Bebu” Girolami, que conta com uma enorme experiência no WTCR.

Civic Type R e os recordes

Desde que começaram a surgir os primeiros detalhes sobre a nova geração do Civic Type R, o tópico dos recordes esteve sempre presente.

Aliás, ainda nem sequer tinha sido revelado oficialmente quando bateu o recorde da volta ao circuito de Suzuka. Ainda nem sequer tinha dispensado a camuflagem de protótipo de testes.

Este será, muito provavelmente, o último dos Type R da marca fundada por Soichiro Honda com um motor de combustão interna e sem uma componente «eletrificada».

Será que o próximo capítulo na saga Type R conseguirá convencer como tem convencido até agora?

Artigo atualizado às 17h00 — O Civic Type R que bateu o recorde é uma nova versão, cujos detalhes adicionámos ao artigo.