Notícias Este Honda NSX esteve 20 anos debaixo de água e agora vai ser restaurado

Restauro

Este Honda NSX esteve 20 anos debaixo de água e agora vai ser restaurado

Será esta a maior prova da fiabilidade japonesa? Após 20 anos no fundo de um lago, este Honda NSX vai ser restaurado.

© Becca Nicole Johnson - Facebook

Temos de admitir. Aqui na Razão Automóvel nutrimos um fraquinho especial pelo Honda NSX de primeira geração. Temos imensos artigos dedicados a este superdesportivo japonês. Artigos que podem conferir neste link — é uma visita que vale a pena.

Mas o principal artigo talvez seja este, escrito há quase 10 anos, onde intitulámos o Honda NSX de «tomba gigantes»: o japonês que deu uma valente tareia aos desportivos europeus. Hoje a história é outra, e leva-nos até ao outro lado do Atlântico: aos Estados Unidos da América.

Honda nsx
© Becca Nicole Johnson – Facebook

O Honda NSX que surge nas imagens deste artigo foi alegadamente roubado nos anos 90. Um roubo que infelizmente ditou um destino trágico para este exemplar: nos últimos 20 anos esteve abandonado no fundo de um rio.

Quanto vale um Honda NSX?

A história deste Honda NSX está a ser amplamente disseminada no Facebook, por Becca Nicole Johnson. Foi esta jovem aficionada pelo modelo japonês que encontrou um anúncio onde se podia ler: “vende-se Honda NSX para decoração quintal ou transformar”.

Honda NSX usado
© Becca Nicole Johnson – Facebook

Dito isto, poderia pensar-se que o valor pedido por este NSX seria relativamente baixo. Não é o caso. Sabemos que o mercado de usados está «animado» quando até um Honda NSX que esteve abandonado no fundo de um rio durante 20 anos é vendido por 8.500 dólares (cerca de 8000 euros).

Vai ser totalmente restaurado

Este Honda NSX foi comprado por uma oficina, a Helix Auto Works. Segundo os responsáveis desta empresa, os planos para este desportivo japonês ainda não estão totalmente fechados. Mas uma coisa é certa: vai voltar a andar.

Honda NSX abandonado
© Becca Nicole Johnson – Facebook

Há duas hipóteses em cima da mesa: restaurar este NSX para a sua condição original ou transformá-lo num carro para track-days. Uma tarefa que só não é mais difícil porque o chassis do Honda NSX é totalmente construído em alumínio.

Relacionado O carro do dia a dia? Um Honda NSX com mais de 640 000 km

Quanto às peças de substituição, já há outro NSX pronto para doar todos os componentes necessários, ou pelo menos, grande parte deles. Quanto ao motor, resolvida a parte elétrica, não ficávamos totalmente surpreendidos se ainda funcionasse. Recordem aqui a lista dos melhores motores japoneses de todos os tempos.

Entretanto, sugerimos que acompanhem o restauro deste «NSX submarino» nas redes sociais. Nós vamos fazer o mesmo:

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Honda NSX Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda