Notícias Novo Toyota Aygo já foi “caçado” na Europa

Fotos-espia

Novo Toyota Aygo já foi “caçado” na Europa

O Toyota Aygo da nova geração já foi apanhado em testes na Europa, antes de começar a ser produzido, lá mais para o final do ano.

FOTOS ESPIA TOYOTA AYGO 2
© Razão Automóvel

Em março deste ano a Toyota confirmou que ia continuar a marcar presença no segmento A com um sucessor do Aygo que derivará da plataforma do Yaris, a GA-B. Agora, este modelo foi “caçado” pela primeira vez nos testes de desenvolvimento em estrada, na Europa.

Exibindo uma densa camuflagem, este Aygo — que curiosamente se apresenta com configuração de volante à direita — ainda não deixa ver o seu novo estilo, que sabemos que será fortemente inspirado no Toyota Aygo X Prologue, revelado no último mês de março.

Contudo, são notórias as semelhanças formais entre este carro de produção e esse protótipo, a começar logo na linha do tejadilho e nas saliências nas cavas das rodas traseiras.

A NÃO PERDER: Toyota Yaris Cross já começou a ser produzido. Saibam quando chega a Portugal
FOTOS ESPIA TOYOTA AYGO
© Razão Automóvel

Porém, o facto de não contar com rodas sobredimensionadas, como o Aygo X Prologue, fazem com que este Aygo de produção não tenha os “ares” de crossover musculado que o protótipo parecia antever.

Certo, para já, é que este protótipo apanhado nas nossas fotos-espia — um exclusivo nacional — já está a testar com a carroçaria de produção e com os faróis e farolins com que sairá da linha de produção daqui a uns meses, na fábrica de Kolin, na República Checa, que, desde o passado dia 1 de janeiro, passou a ser detida a 100% pela Toyota (antes era uma joint venture com o Groupe PSA, onde também eram montados os Peugeot 108 e Citroën C1).

FOTOS ESPIA TOYOTA AYGO
© Razão Automóvel

A base do Aygo será — como referimos acima — a plataforma GA-B, a mesma usada pelo Yaris e Yaris Cross, e os motores “puramente” a combustão são para manter, em nome da redução de custos.

LEIAM TAMBÉM: Toyota Yaris 1.5 Hybrid 2021 (116 cv). Não estava à espera disto

Ao recorrer a esta plataforma o novo citadino da Toyota vai permitir, em conjunto com o Yaris e Yaris Cross, uma produção anual na Europa de 500 mil unidades de modelos baseados na plataforma GA-B.

FOTOS ESPIA TOYOTA AYGO
© Razão Automóvel

De acordo com a Toyota, isto permitirá reforçar “as economias de escala necessárias para garantir o elemento-chave de acessibilidade que os clientes do segmento A exigem”.

Quando chega?

A produção do novo Toyota Aygo vai arrancar pouco antes do final do ano, com as primeiras unidades a chegarem aos clientes europeus pouco depois.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Toyota GR Yaris?