Notícias Toyota Yaris. Unidade 4 milhões sai da linha de produção francesa

Produção

Toyota Yaris. Unidade 4 milhões sai da linha de produção francesa

Lançado originalmente em 1999 e quatro gerações depois, o Toyota Yaris celebra a saída da unidade quatro milhões da linha de produção.

Toyota Yaris 4 milhões

Foi no passado dia 8 de dezembro que o pequeno Toyota Yaris atingiu um marco significativo: a unidade 4 000 000 (quatro milhões) foi produzida. O momento aconteceu em França, na Toyota Motor Manufacturing France (TMMF), onde o Yaris tem sido sempre produzido, desde a primeira geração, lançada em 1999.

Quando surgiu, o Yaris representou um corte radical com o seu antecessor, o Starlet, tendo sido concebido a pensar sobretudo no cliente europeu. Compacto e visualmente apelativo, rapidamente se tornou um sucesso, tanto no mercado como na crítica, refletindo-se na conquista do prémio Carro do Ano Internacional em 2000.

A importância do Yaris para a Toyota na Europa continuou a crescer ao longo do tempo e com as gerações consequentes do modelo, culminando em 2019 com a venda de cerca de 224 mil unidades (ainda da terceira geração), representando 22% das vendas da Toyota e uma quota de aproximadamente 8% no segmento. É o modelo mais vendido da Toyota na Europa.

VÊ TAMBÉM: Este é o inédito Toyota Yaris Cross 2021. Tudo o que precisas saber
Toyota Yaris 4 milhões

Este ano vimos chegar a quarta geração que acaba por ser, também, um corte substancial com os antecessores. Nova plataforma (GA-B), novo design — bem mais desportivo —, e ainda a introdução da também quarta geração da tecnologia híbrida da marca, faz com que o novo Yaris tenha tudo para continuar a história de sucesso dos seus antecessores. De notar que o novo Yaris foi também o primeiro a conseguir cinco estrelas nos novos e mais exigentes testes Euro NCAP introduzidos este ano.

A unidade 4 000 000 fabricada na Europa — existem outros locais no mundo onde é também produzido — é um Yaris Hybrid, um tipo de motorização que hoje em dia associamos à Toyota e cada vez mais associamos ao Yaris, dado o sucesso comercial crescente desta versão. Nesta sua nova geração, o Yaris híbrido consegue o feito de não só ser mais potente e oferecer maior performance, como o de reduzir ainda mais os consumos e emissões relativamente ao antecessor: 3,7 l/100 km e 85 g/km de CO2.

VÊ TAMBÉM: Fica a saber quanto custa o novo Toyota Yaris em Portugal

Os “irmãos malvados”

Por muitos atributos que o Yaris tenha tido ao longo das suas gerações e que muito contribuíram para o seu sucesso, emoções ao volante não eram um deles — ainda que a nova geração represente um salto significativo em relação ao antecessor. Mas isso também começou a mudar com a geração anterior, quando foi lançado o muito especial Yaris GRMN, um pocket-rocket old school, analógico e diabólico no seu caráter, mas infelizmente raro, ao estar limitado a apenas 400 unidades.

A Toyota e, sobretudo, a Gazoo Racing, com a nova e quarta geração, apontaram a essa bitola e excederam-na, criando aquele que é, provavelmente, a máquina mais excitante e badalada do ano: o GR Yaris. Uma máquina diabólica, com laivos de monstro de Frankenstein, um verdadeiro especial de homologação — só vão produzir 2500 —, que parece sempre pronto a atacar a próxima etapa num rali, capaz de acelerar o pulso de qualquer entusiasta que tenha uma pinga de gasolina nas veias.

Toyota GR Yaris
Toyota GR Yaris