Notícias Toyota e PSA acordaram a venda da fábrica onde produzem Aygo, 108 e C1

Indústria

Toyota e PSA acordaram a venda da fábrica onde produzem Aygo, 108 e C1

A joint-venture entre a Toyota e PSA conheceu uma nova fase. Um dos resultados é a venda da fábrica de Kolin, na República Checa, à marca japonesa.

Toyota Aygo

A partir de janeiro de 2021 a fábrica onde são produzidos os citadinos da joint-venture entre a Toyota PSA vai passar a ser detida a 100% pela marca japonesa. Esta compra foi possível graças a uma cláusula presente no acordo estabelecido entre as duas empresas em 2002. Com esta aquisição a Toyota passa a contar com oito fábricas em solo europeu.

Com capacidade para produzir 300 mil unidades por ano, a fábrica de Kolin, na República Checa, é onde são produzidos o Toyota Aygo, Peugeot 108 e o Citroën C1. Apesar da mudança de dono, já foi confirmado que a fábrica irá continuar a produzir a atual geração dos citadinos.

Apesar de a Toyota afirmar que “pretende manter a produção e os empregos na fábrica de Kolín no futuro”, ainda não se sabe quais os modelos que ali virão a ser produzidos. É que a sucessão do trio de citadinos ainda não está assegurada e não se sabe que modelos poderão ocupar o seu lugar na linha de produção checa.

VÊ TAMBÉM: Porsche Taycan gera tanta expetativa que 20 000 por ano podem não chegar
Citroën C1

Novos modelos a caminho

Para além das duas empresas terem anunciado a compra da unidade fabril de Kolin por parte da Toyota, anunciaram ainda a chegada de um novo furgão compacto à marca japonesa — prevê-se que os Berlingo, Partner/Rifter e Combo ganhem um quarto “irmão”.

Este será fruto da parceria entre as duas empresas para a produção de veículos comerciais ligeiros que se iniciou em 2012 e cujo primeiro resultado foi a Toyota PROACE.

Com chegada prevista para 2019, o novo modelo da Toyota vai ser produzido na fábrica da PSA em Vigo, Espanha. Entretanto, foi ainda anunciado que a Toyota irá participar nos custos de desenvolvimento e industrialização da próxima geração de veículos comerciais ligeiros produzidos pela joint-venture.

Peugeot 108
Sabe esta resposta?
Em que ano deixou de ser produzido o Toyota MR2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O regresso do Toyota MR2 será como um… elétrico?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O regresso do Toyota MR2 será como um… elétrico?