Notícias Este é o inédito Toyota Yaris Cross 2021. Tudo o que precisas saber

Apresentação

Este é o inédito Toyota Yaris Cross 2021. Tudo o que precisas saber

O Toyota Yaris Cross é a primeira incursão da marca no concorrido segmento dos SUV utilitários. Eficiência, baixas e emissões e até tração integral. Mas vais ter de esperar... e muito.

Toyota Yaris Cross

Toyota Yaris Cross, finalmente um B-SUV. A marca que foi pioneira no segmento dos SUV, com o Toyota RAV4 — um dos SUV mais vendidos no mundo, tendo atingido recentemente a marca dos 10 milhões de unidades vendidas acumuladas desde a primeira geração — chegou finalmente ao segmento que mais cresce na Europa, o SUV utilitários, ou se preferirem os B-SUV.

Uma chegada que se faz através da primeira derivação do Toyota Yaris em formato aventureiro que, apesar de nipónico, foi desenvolvido, produzido e pensado para o mercado europeu.

Neste artigo vamos conhecer as suas principais características.

O Toyota Yaris Cross por fora

Posicionado abaixo do C-HR, o novo Toyota Yaris Cross recorre à mesma plataforma do utilitário Yaris — um modelo da marca que já conhecemos e conduzimos aqui.

Toyota Yaris Cross
Debaixo da carroçaria SUV encontramos a plataforma modular TNGA (Toyota New Global Arquitecture) aqui na sua variante GA-B (a mais compacta).

Por recorrer à mesma plataforma do Yaris não é de estranhar que a distância entre eixos se mantenha igual, medindo os mesmos 2560 mm. Porém, as restantes cotas externas são distintas devido às necessidades especificas do formato SUV.

Mantendo proporções relativamente compactas — recordamos que o novo Yaris é dos modelos mais pequenos do segmento —  contamos agora com mais 240 mm de comprimento, para um comprimento total de 4180 mm. É também 20 mm mais largo e 90 mm mais alto que o Yaris, mantendo-se assim significativamente mais compacto que o já referido Toyota C-HR.

Quanto ao design, encontramos uma abordagem mais convencional do que aquela que foi adoptada no Toyota C-HR. Olhamos para o pequeno Toyota Cross Yaris e encontramos mais semelhanças com o Toyota RAV4.

Para reforçar o impacto visual o Toyota Yaris Cross pode receber jantes até 18 polegadas.

Tal como no Yaris, também neste Toyota Yaris Cross a marca nipónica seguiu o estilo «nimble diamond», algo como diamante ágil, tentando transportar para as linhas da carroçaria as formas angulares e robustas do diamante.

Nas cavas da rodas encontramos proteções em plástico para reforçar o carácter aventureiro, elemento que de resto também se estende às portas onde, nas portas traseiras, encontramos a inscrição Yaris Cross.

O Toyota Yaris Cross por dentro

Sem surpresa, encontramos no interior do Toyota Yaris Cross extamente as mesmas soluções do seu irmão mais citadino e do seu irmão mais espigado, o Toyota GR Yaris.

Naturalmente, fruto das proporções mais generosas da carroçaria, poderemos encontrar mais espaço para os passageiros e respectivas bagagens — ainda que nesta primeira fase a Toyota não tenha revelado os números.

No porta-malas, por exemplo, a versatilidade foi reforçada. O piso pode ser ajustado em altura e também pode ser dividido em dois, dependendo das necessidades. Existe até um sistema de cintas que permite prender objeto sem ter que se preocupar com as curvas das nossas estradas.

O motor do Toyota Yaris Cross

Em Portugal o novo B-SUV da Toyota vai estar disponível apenas associado à motorização 1.5 Hybrid de 116 cv que já conhecemos do Yaris.

Este motor que é capaz de circular em cidade até +70% em modo 100% elétrico.

No campo motriz, a grande novidade no Toyota Yaris Cross passa pela adopção de um sistema de tração integral (opcional), algo que é pouco comum neste segmento.

O sistema de tração AWD-i da Toyota recorre a um motor elétrico montado no eixo traseiro.

Sempre que os sensores de ESP detetam condições de aderência precárias, o sistema AWD-i entra em ação para ajudar a enfrentar a chuva, terra ou areia.

Segundo a Toyota, o Yaris Cross apresenta emissões de CO2 inferiores a 120 g/km, enquanto o modelo AWD-i emitirá menos de135 g/km, de acordo com a norma de emissões WLTP.

Quando é que chega a Portugal e preços

Fabricado em Valenciennes, França, a marca japonesa prevê produzir mais de 150 000 unidades anuais do Yaris Cross. Mas só em 2021…

A família Toyota Yaris. Um utilitário, um pocket rocket e agora um SUV.

A espera pelo Toyota Yaris Cross vai ser longa. A Toyota Portugal, em declarações à Razão Automóvel aponta para o final do primeiro semestre, início do segundo, o arranque da comercialização deste pequeno SUV em toda a Europa.

Uma espera longa e atrasada da Toyota a este importante segmento — por parte de uma marca que teve no Toyota RAV4 o modelo que colocou a filosofia SUV no mapa.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.