Notícias Nova descida no preço dos combustíveis para a semana? Tudo indica que sim

Combustíveis

Nova descida no preço dos combustíveis para a semana? Tudo indica que sim

A confirmar-se as previsões do setor, será a sétima semana consecutiva de descida do preço dos combustíveis.

Gasóleo combustíveis isp

Se é um dos muitos portugueses que aproveitaram o fim de semana prolongado para se fazer à estrada, se for possível, espere pelo início da próxima semana para abastecer o seu carro: o preço dos combustíveis vai voltar a descer.

De acordo com previsões feitas por fontes do setor, a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, o preço do gasóleo simples irá descer três cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples 95 deverá descer dois cêntimos por litro.

Pistolas de abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

Desta forma, o preço médio dos combustíveis na próxima semana deverá ser de 1,574 €/l no caso do gasóleo simples e de 1,645 €/l no que diz respeito à gasolina simples.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 7 de dezembro. Estes preços incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar que estes valores não irão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas preços médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi no passado mês de outubro a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e, por agora, não fora anunciadas alterações para o mês de dezembro.

Tendo em consideração os acontecimentos do último mês, como a demissão do Primeiro-Ministro e o anúncio da dissolução do Parlamento pelo Presidente da República, não é de esperar que hajam alterações nas próximas semanas.

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina, pelo menos, até ao final do corrente ano.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.