Notícias Preço dos combustíveis. Gasolina volta a subir mas gasóleo está mais barato

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Gasolina volta a subir mas gasóleo está mais barato

A variação no preço dos combustíveis repete o comportamento da semana passada: o gasóleo ficou mais barato e a gasolina voltou a aumentar.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

As previsões do final da semana passada confirmaram-se. Desde ontem, 3 de abril, o preço da gasolina está mais alto enquanto o do gasóleo voltou a baixar.

Recordamos que as previsões apontavam para uma descida de dois cêntimos por litro no preço do gasóleo simples e um aumento de 2,5 cêntimos por litro no preço da gasolina simples 95 no início desta semana.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Olhando para as descidas registadas nas três principais gasolineiras — BPGalp e Repsol — verificamos que as previsões não se afastaram muito da realidade.

Na BP o gasóleo simples ficou mais barato 1,5 cêntimos por litro enquanto a gasolina simples 95 aumentou três cêntimos.

Na Galp a descida foi de dois cêntimos por litro no gasóleo e a gasolina ficou mais cara 2,5 cêntimos. Por fim, na Repsol regista-se uma descida de 1,5 cêntimos por litro no gasóleo e a gasolina aumentou três cêntimos.

Referência ainda para o preço do GPL, que também sofreu alterações, ficando 7,9 cêntimos mais barato na Galp.

Qual é o preço médio?

Considerando os preços médios registados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (31 de março) — que já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras —, constata-se que tanto no gasóleo como na gasolina as alterações de preços foram ligeiramente inferiores ao previsto.

Assim, o preço médio do gasóleo simples desceu 1,1 cêntimos por litro no início desta semana, fixando-se nos 1,494 €/l. Já o preço da gasolina simples 95 aumentou 2,4 cêntimos por litro, fixando-se nos 1,693 €/l.

Medidas extraordinárias continuam a influenciar os preços

O preço dos combustíveis continua a ser afetado pelas medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo governo, para mitigar o aumento dos preços.

A chegada do mês de abril não trouxe, ao contrário do que tem sido a regra, novos ajustes a estas medidas. Porém, o Governo anunciou que está a reavaliar as medidas e que as que estão atualmente em vigor irão manter-se até ao próximo dia 17 de abril.

As medidas de redução fiscal em vigor incluem a redução do ISP (que equivale a uma redução do IVA de 23% e 13%), o mecanismo de compensação através do qual é reduzido do ISP em relação à receita adicional do IVA e a suspensão da atualização da taxa de carbono.

No total contribuem para uma redução da carga fiscal em 34 cêntimos por litro tanto no gasóleo como na gasolina.

Fontes: DGEG e Maisgasolina

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Puma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?