Notícias Preço do gasóleo desce mas o da gasolina sobe na próxima semana

Combustiveis

Preço do gasóleo desce mas o da gasolina sobe na próxima semana

O preço dos combustíveis volta a variar na próxima semana, prevendo-se uma descida ligeira para o gasóleo, mas uma subida para a gasolina.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Depois da descida mais acentuada na semana passada, o preço dos combustíveis volta a mexer no início da próxima semana (27 de março). E se o preço médio do gasóleo promete voltar a descer, o da gasolina deverá subir.

Assim, prevê-se que a partir da próxima segunda-feira o preço médio do gasóleo desça ligeiramente em 0,5 cêntimos por litro enquanto o da gasolina deverá subir cerca de 1,5 cêntimos por litro.

leiam também UE volta atrás e aponta soluções que podem salvar motor de combustão

Tendo como ponto de partida os preços médios dos combustíveis divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (24 de março) — que já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras —, significa que o gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,506 €/l, enquanto a gasolina simples 95 deverá fixar-se nos 1,668 €/l.

Painel em posto de combustível com informação dos preços
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Medidas de redução fiscal em vigor

O preço dos combustíveis também continua a ser afetado pelas medidas extraordinárias de redução fiscal por parte do governo, para mitigar o aumento do preço dos combustíveis.

Essas medidas passam pela redução do ISP (que equivale a uma redução do IVA de 23% e 13%), pelo mecanismo de compensação através do qual é reduzido do ISP em relação à receita adicional do IVA e a suspensão da atualização da taxa de carbono.

Tudo somado, estas medidas permitem uma redução da carga fiscal de 34 cêntimos tanto no gasóleo como na gasolina.

Sabe esta resposta?
O protótipo Opel Corsa Eco 3 (1995) foi concebido para ser o mais económico possível. Qual a média de consumo anunciada?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Corsa Eco 3. O «rei dos consumos» que a Opel não produziu