Notícias Preço dos combustíveis. Gasolina subiu mas gasóleo ficou mais barato

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Gasolina subiu mas gasóleo ficou mais barato

As previsões da semana passada confirmaram-se: desde segunda-feira que a gasolina está mais cara, mas o preço do gasóleo desceu.

posto combustivel
© Pedro Alves / Razão Automóvel

As previsões do final da semana passada confirmaram-se. Desde ontem, 27 de março, vão pagar mais pela gasolina e menos pelo gasóleo, caso decidam abastecer o vosso veículo.

Recordamos que as previsões apontavam para uma descida de 0,5 cêntimos por litro no preço do gasóleo simples e de 1,5 cêntimos por litro no preço da gasolina simples 95 no início desta semana.

Olhando para as descidas registadas nas três principais gasolineiras — BPGalp e Repsol — verificamos que as previsões não se afastaram muito.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Na BP o gasóleo simples ficou mais barato 0,5 cêntimos por litro enquanto a gasolina aumentou dois cêntimos.

Na Galp a descida foi de 0,5 cêntimos por litro no gasóleo e a gasolina ficou mais cara 2,5 cêntimos. Por fim, na Repsol regista-se uma descida de um cêntimo por litro no gasóleo e a gasolina aumentou um cêntimo.

Referência ainda para o preço do GPL, que também sofreu alterações, tendo aumentado em dois cêntimos por litro na Repsol.

A não perder: Faz mal ao automóvel andar na reserva de combustível?

Qual é o preço médio?

Considerando os preços médios registados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (24 de março) — que já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras —, constata-se que tanto no gasóleo como na gasolina as alterações de preços foram ligeiramente inferiores ao previsto.

Assim, o preço médio do gasóleo simples desceu 0,4 cêntimos por litro no início desta semana, fixando-se nos 1,507 €/l. Já o preço da gasolina simples 95 aumentou 1,4 cêntimos por litro, fixando-se nos 1,667 €/l.

Medidas extraordinárias continuam a influenciar os preços

O preço dos combustíveis continua a ser afetado pelas medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo governo, para mitigar o aumento dos preços.

Essas medidas incluem a redução do ISP (que equivale a uma redução do IVA de 23% e 13%), o mecanismo de compensação através do qual é reduzido do ISP em relação à receita adicional do IVA e a suspensão da atualização da taxa de carbono.

Tudo somado, estas permitem uma redução da carga fiscal de 34 cêntimos tanto no gasóleo como na gasolina.

Fontes: DGEG e Maisgasolina

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?