Notícias Preço do gasóleo e gasolina promete descer pela sexta semana consecutiva

Combustíveis

Preço do gasóleo e gasolina promete descer pela sexta semana consecutiva

O preço dos combustíveis deverá continuar a descer pela sexta semana consecutiva. Gasóleo e gasolina poderão ficar até cinco cêntimos mais baratos.

Pessoa a abastecer carro com gasolina
© Bernd Schray

No início da próxima semana, a começar a 28 de novembro, o preço dos combustíveis — gasóleo e gasolina — deverá voltar a descer.

As previsões apontam para uma descida do preço médio do gasóleo em cinco cêntimos por litro, enquanto o da gasolina deverá cair 4,5 cêntimos.

Isto significa que o preço do gasóleo ficará em paridade ou mesmo abaixo do da gasolina; na verdade, com a evolução do preço dos combustíveis nos últimos dias, é algo que já se começava a verificar.

LEIAM TAMBÉM: Poupar combustível? Com estas dicas é mais fácil
Indicador de combustível com luz de reserva acesa

A descida prevista fará com que o preço médio do gasóleo simples desça até aos 1,641 €/l e o da gasolina simples até aos 1,649 €/l, tendo como referência o preço médio dos combustíveis verificados na última quinta-feira (24 de novembro) que foram divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) — já tem em conta os descontos praticados pelas gasolineiras.

Caso a descida se confirme, será a sexta semana consecutiva em que tal acontece: no espaço de um mês, o preço do gasóleo já recuou 32 cêntimos por litro e o da gasolina 25 cêntimos.

Por fim, como tem sido a norma, o preço dos combustíveis continua a ser igualmente afetado pelo conjunto de medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo Governo. Entre estas contam-se a redução do ISP (equivalente a uma redução do IVA de 23% e 13%), a devolução do adicional do IVA e a suspensão da taxa de carbono.

Tudo isto traduz-se numa diminuição da carga fiscal de 32,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 27,6 cêntimos por litro na gasolina.

Ciclo de descida perto do fim?

As várias semanas consecutivas de descida do preço dos combustíveis têm sido um alívio para os condutores, mas, infelizmente, este ciclo poderá estar a terminar.

Isto porque a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e os seus aliados deverão reunir-se no próximo dia 1 de dezembro, onde prevê-se que será a tomada a decisão de reduzir a produção de petróleo, para fazer subir o preço nos mercados.

Fonte: Eco