Notícias Segurem-se. Está prestes a chegar um novo Lancia Stratos!

Antevisão

Segurem-se. Está prestes a chegar um novo Lancia Stratos!

Será já no próximo Salão de Genebra que veremos um novo Lancia Stratos — mas não pelas mãos da marca. É o renascimento de um projeto iniciado em 2010.

Novo Lancia Stratos, 2010

Recordo-me da excitação que foi ver, em 2010, o surgimento de um novo Lancia Stratos (nas imagens). Era um modelo único, comissionado por Michael Stoschek, um empresário alemão, e de todas as reinterpretações que o icónico modelo da Lancia já tinha sido alvo nos últimos anos, esta era sem dúvida uma das mais convincentes — curiosamente com o dedo da Pininfarina, ao contrário do original, que saiu do atelier da Bertone.

Não era apenas um plano de intenções, um modelo em fibra de vidro à espera de investidores para se tornar realidade — este novo Stratos estava pronto a andar. Por baixo da evocativa carroçaria, estava um Ferrari F430, ainda que com a base encurtada. E tal como o Stratos original, o motor continuava a ser da marca do cavallino rampante, ainda que agora se tratasse de um V8 em vez de um V6.

Novo Lancia Stratos, 2010

O desenvolvimento corria a bom ritmo — até o “nosso” Tiago Monteiro foi peça fundamental no seu desenvolvimento —, e falava-se sobre uma pequena produção de poucas dezenas de unidades, mas um ano depois, a Ferrari “matou” essas intenções.

A marca italiana não consentiu a produção limitada de um modelo que estava dependente dos seus componentes. Shame on you Ferrari!

Fim da história?

Parece que não… — sete anos após o que parecia ter sido o fim deste projeto, renasce das cinzas como uma fénix. Tudo graças à Manifattura Automobili Torino (MAT), que acaba de anunciar a produção de 25 unidades de um novo Lancia Stratos. Tudo bem, não é um Lancia, mas não deixa de ser um novo Stratos.

Estou encantado que outros entusiastas apaixonados por automóveis possam vir a experenciar como o sucessor do mais fascinante carro de ralis dos anos 70 ainda define a bitola em design e performance.

Michael Stoschek

Stoschek permitiu, assim, que a MAT replicasse o design e tecnologias do seu carro de 2010. No entanto, de momento não se sabe que base ou motor terá — certamente não recorrerá a nada da Ferrari, pela razão já mencionada. Apenas sabemos que terá 550 cvo Lancia Stratos original debitava apenas 190.

Esta nova máquina manterá as dimensões compactas do protótipo de Stoschek, onde se inclui a curta distância entre-eixos, tal como o Stratos original. Também o peso deverá ser contido, abaixo dos 1300 kg, tal como o protótipo de 2010.

Podem ser apenas 25 unidades, mas o anúncio da MAT revela três variantes do novo Stratos sobre a mesma base — desde um supercarro para uso diário, a um carro de circuito GT até uma intrigante versão Safari.

Quem são os tipos da MAT?

Apesar de fundada apenas em 2014, a Manifattura Automobili Torino tem ganho cada vez mais relevância no panorama automóvel. A empresa está envolvida no desenvolvimento e produção de máquinas como o Scuderia Cameron Glickenhaus SCG003S e o mais recente Apollo Arrow.

O seu fundador, Paolo Garella, é um veterano do meio — fez parte da Pininfarina e já esteve envolvido na criação de mais de 50 projetos de automóveis únicos nos últimos 30 anos. Mesmo assim, a produção de 25 unidades do novo Lancia Stratos é um novo desafio para esta jovem empresa, que, como o próprio refere “é mais um passo no nosso crescimento e permite seguir o nosso caminho em tornar-nos num construtor real”.

Novo Lancia Stratos, 2010

Fica aqui um pequeno filme sobre a apresentação do protótipo em 2010.

Sabe esta resposta?
Quantos campeonatos mundiais de rali ganhou o Lancia Stratos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lancia Stratos à venda. O presente de Natal perfeito.
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lancia Stratos à venda. O presente de Natal perfeito.