Notícias Lancia Stratos à venda. O presente de Natal perfeito.

Leilão

Lancia Stratos à venda. O presente de Natal perfeito.

O Lancia Stratos continua a ser uma máquina de sonho. Dos quase 500 produzidos para efeitos de homologação, o número 44 procura nova casa.

Lancia Stratos, 1974, número 44 Ver vídeo

O Natal está à porta e acabei de encontrar a prenda perfeita… para mim. Seria definitivamente mais feliz ao volante deste belo e excelente Lancia Stratos. A máquina especificamente concebida para vingar no campeonato mundial de ralis, arrecadando três campeonatos consecutivos —1974, 1975 e 1976 —, foi produzida em quase 500 unidades para efeitos de homologação.

O Lancia Stratos continua a parecer um alienígena entre os automóveis da época. O seu desenho futurista bem que podia ser lançado hoje que ninguém desconfiaria que já tem quatro décadas em de vida.

Lancia Stratos, 1974, número 44

Símbolo da Lancia, mas motor da Ferrari

O motor não poderia vir de casa mais nobre: é um V6 da Ferrari, uma configuração pouco usual na marca. Concebido originalmente para equipar o Dino da marca do cavalino, encontraria lugar não só no Stratos, como no Fiat Dino Coupé e Spider.

No Lancia Stratos, encontramos a maior versão do motor, com 2400 cm3 e 190 cv, colocado em posição central traseira. Parece pouco, mas consideremos que pesava apenas 980 kg — o mesmo que um Mazda MX-5 atual. Os 190 cv chegavam às rodas traseiras através de uma caixa de cinco velocidades manual.

Tudo sobre o #44

Esta unidade é a número 44, tem pouco mais de 71 mil quilómetros e teve até agora apenas dois donos — 40 anos da sua vida foram passados em Itália. O dono atual comprou o carro na Europa e efetuou um serviço exaustivo já este ano — este Stratos está pronto a ser conduzido, ou pilotado.

Lancia Stratos, 1974

Encontra-se agora registado nos EUA, no estado do Texas, mas está munido de toda a documentação original, desde o manual original aos papéis da importação e até inclui um exemplar do livro de R.M. Clarke sobre tudo o que há a saber sobre esta máquina tão especial.

Construído nas instalações da Bertone em Grugliasco, Itália, a 25 de junho de 1974, recebeu o número de carroçaria 214, que pode ser verificado em diversos pontos da carroçaria. O #44 vem com a cor Rosso Arancio Rally, com tapetes vermelhos, bancos “Havana”, e tablier, painéis das portas e costas dos bancos em cor preta. A montagem final ocorreu a 1 de julho de 1974 e foi registado a 8 de julho, com a matrícula TO R05675.

Durante os três anos seguintes perfez à volta de 20 mil quilómetros até ser adquirido por um segundo proprietário em 18 de junho de 1980, recebendo uma nova matrícula a 25 de maio de 1981 — Roma Y70304. O Lancia Stratos #44 faria mais 50 mil quilómetros até 1984. Após esse ano, o carro seria armazenado e conduzido esporadicamente.

Interessados?

Para os possíveis interessados, este Lancia Stratos está listado no Bring a Trailer, e licitações podem ser efetuadas durante mais dois dias. De momento o valor do Stratos ascende a 360 mil dólares (pouco mais de 305 mil euros). Querido Pai Natal…

Lancia Stratos, 1974

Atualização: após alguns dias de licitação no Bring a Trailer, este fantástico Lancia Stratos foi arrematado por 475 mil dólares, o equivalente a quase 401 mil euros, à taxa de câmbio atual.

Sabe esta resposta?
Que outro Lancia foi equipado com um motor Ferrari?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari