Notícias O novo “Lancia” Stratos chegou a Genebra com uma… caixa manual

Salão de Genebra 2019

O novo “Lancia” Stratos chegou a Genebra com uma… caixa manual

O Salão de Genebra 2019 foi o palco escolhido pela MAT para mostrar o primeiro New Stratos com caixa manual e os dois primeiros exemplares de produção.

MAT New Stratos
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Depois de há um ano ter revelado que ia produzir 25 unidades da reencarnação do Lancia Stratos, a MAT levou ao Salão de Genebra 2019 os dois primeiros exemplares do desportivo e… surpresa… uma versão com caixa manual do New Stratos.

Se até agora o desportivo baseado no Ferrari 430 Scuderia apenas contava com a caixa semi-automática deste, isso agora mudou, com a MAT a oferecê-lo também com caixa manual.

Para o fazer, a MAT continua a recorrer à base do Ferrari 430 Scuderia (o F430 regular também serve), sendo o único problema desta transformação o facto de os Ferrari 430 com caixa manual serem, também eles, modelos raros.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui

Uma longa espera

Para vermos nascer o MAT Stratos foi preciso esperar cerca de nove anos, ao longo dos quais um processo repleto de avanços e recuos fez com que, por várias vezes, o ressurgimento do nome “Stratos” estivesse ameaçado.

MAT New Stratos
V8 italiano naturalmente aspirado da mais nobre das linhagens. © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

No entanto, a “teimosia” da Manifattura Automobili Torino (MAT) acabou por levar a melhor, nascendo assim o MAT Stratos, que para além de recorrer à base de um Ferrari 430 Scuderia utiliza também o seu motor, um V8 de 4.3 l, cerca de 540 cv, 519 Nm de binário que permite ao New Stratos acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,3s e atingir os 330 km/h de velocidade máxima.

MAT New Stratos
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Lancia Thema 8.32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari