Notícias A primeira unidade dos 25 MAT Stratos produzidos vai a leilão

Leilão

A primeira unidade dos 25 MAT Stratos produzidos vai a leilão

Talvez a mais evocativa reinterpretação do lendário Lancia Stratos, o primeiro MAT Stratos feito entra no círcuito dos leilões.

MAT Stratos

Já quase tudo foi dito sobre o MAT Stratos, a reinterpretação possível e fantástica do Lancia Stratos, um ícone dos ralis… e do design automóvel.

Por baixo das evocativas linhas do MAT Stratos encontramos uma versão encurtada do chassis do Ferrari F430 ou 430 Scuderia. Tal como o Stratos original, o motor encontra-se atrás das costas (agora longitudinalmente e não transversalmente) e também provém do desportivo da marca do cavalo rampante.

Não é um V6, mas sim uma versão revista do 4.3 V8 atmosférico do F430/430 Scuderia que passa a debitar 540 cv, e melhor, pode também ser acoplado a uma caixa de velocidades manual.

VÊ TAMBÉM: Jason Cammisa: “O MAT Stratos é o melhor Ferrari V8 alguma vez feito”

A carroçaria é em fibra de carbono e o interior espartano, o que ajuda a justificar os 50 kg a menos que o 430 Scuderia que lhe serviu originalmente de base — o MAT Stratos tem todos os ingredientes para ainda ser melhor que o dador, um desportivo ainda hoje unanimemente reverenciado.

Com uma produção limitada a 25 unidades a 750 mil euros cada — valor indicativo, dado o nível de customização presente em cada uma delas —, surge agora no circuito dos leilões a primeira unidade produzida e entregue a um cliente.

O leilão do primeiro MAT Stratos está a ser organizado pela Bonhams e acontece no próximo dia 6 de fevereiro em Paris, França.

O primeiro MAT Stratos não é um completo estranho à Razão Automóvel. No Salão de Genebra 2019, tivemos oportunidade de conhecer este mesmo exemplar ao vivo e a cores, e até to mostrámos em vídeo. Recorda o momento acompanhado pelo Diogo:

VÊ TAMBÉM: Fulvia, Stratos, 037 Rally, Delta S4 e Delta Integrale. Lendas dos ralis a leilão

MAT Stratos, o primeiro

O primeiro MAT Stratos é baseado num Ferrari 430 Scuderia de 2009, que à altura da transformação, registava aproximadamente 30 mil quilómetros no odómetro. Foi terminado em 2019 e o primeiro registo aconteceu a 25 de março do mesmo ano, tendo matrícula alemã.

Desde a conversão, este MAT Stratos já percorreu 3000 km e destaca-se pela sua decoração, a evocar as cores da Alitalia, como o Lancia Stratos original chegou a ter. Apesar da possibilidade de ter caixa manual, o primeiro MAT Stratos vem com a caixa semi-automática do 430 Scuderia.

O valor esperado pela Bonhams para a aquisição de tão exclusiva e evocativa máquina? 700 mil a 900 mil euros.