Notícias Ford em 2022 refresca Fiesta e Focus, mas a nova Ranger Raptor vai-se impor

NOVIDADES 2022

Ford em 2022 refresca Fiesta e Focus, mas a nova Ranger Raptor vai-se impor

O próximo ano de 2022 vai marcar a chegada dos renovados Ford Focus e Fiesta, bem como da nova geração da Ranger… e da Raptor. Mas há mais…

Ford Ranger Raptor
© X-Tomi Design

Só começam a chegar em 2022, mas a Ford reservou para o último trimestre de 2021 o anúncio, de (quase) todas as suas novidades, começando com a renovação do Fiesta e do Focus, e culminando com uma nova geração da Ranger.

Os dois primeiros são facelifts, e devem começar a chegar ao mercado nos primeiros meses do próximo ano. A Ranger, por outro lado, vai poder ser encomendada perto do final de 2022, mas as entregas só estão previstas acontecer no início de 2023.

Com isso em mente, a marca da oval azul reforçou recentemente a geração atual da Ranger com três novas versões especiais (Stormtrak, Wolftrak e Raptor SE), que nós  já tivemos oportunidade de testar (e sujar!).

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer

2022 Ford Ranger Wildtrack

E a nova geração?

Quando falarmos da Ford Ranger, daqui a menos de um ano de distância, será sinónimo de uma nova geração daquela que é a pick-up líder de vendas na Europa, que foi revelada ao mundo há cerca de um mês.

Com uma imagem mais próxima da maior e mais imponente F-150, a nova Ranger conta com uma nova assinatura luminosa (matriz LED) e com uma carroçaria mais esculpida, algo que fica evidente, sobretudo, nas laterais.

2022 Ford Ranger Wildtrack

No interior, uma autêntica revolução: materiais de melhor qualidade, novo seletor de caixa automática “e-shifter”, vários espaços de arrumação e um novo ecrã vertical (de 10,1” ou 12”) semelhante ao que encontramos no Mustang Mach-E.

LEIAM TAMBÉM: Ford Ranger em «dose tripla». As novas versões da pick-up mais vendida na Europa

Quanto aos motores, vai manter o bloco EcoBlue (Diesel) de quatro cilindros em linha com 2,0 l de capacidade, em duas variantes distintas: com um ou dois turbos. Mas terá acima deste um V6 (Diesel) com 3,0 l de capacidade e mais tarde deverá receber uma inédita versão híbrida plug-in.

Mas, talvez, a versão mais desejada seja a futura Ranger Raptor e a Ford não perdeu tempo a antecipá-la: vejam e sobretudo oiçam o pequeno teaser publicado pela marca — será mesmo uma Ranger Raptor a gasolina? Tudo será revelado no próximo mês de fevereiro, mas enquanto esperam, vejam ou revejam o exigente teste que fizemos à Raptor em comercialização:

Fiesta e Focus renovados para 2022

No próximo ano a Ford vai renovar dois dos seus pilares na Europa: o Fiesta e o Focus. Ambos viram as suas «faces» reestilizadas e o conteúdo tecnológico reforçado.

No caso do renovado Focus, além das diferenças visuais por fora, destaca-se por apresentar agora um habitáculo praticamente livre de botões físicos e um enorme ecrã de 13,2” (o maior do segmento).

Ao nível das motorizações, não se esperam novidades. Ambos os modelos continuarão a ter no pequeno 1.0 EcoBoost Hybrid (mild-hybrid 48 V) o seu principal foco, com potências de 125 cv e 155 cv. Também continuará a estar disponível o 1.0 EcoBoost sem qualquer tipo de assistência elétrica, com 100 cv (Fiesta e Focus) e 125 cv (Focus).

O Ford Focus também continuará a oferecer uma mecânica Diesel, o 1.5 EcoBlue com 95 cv ou 120 cv.

Também incluídos nesta renovação estão as versões «vitaminadas» Fiesta ST e Focus ST, desenvolvidas pela Ford Performance. Não se registam alterações mecânicas — mas o 1.5 EcoBoost viu o seu binário subir de 290 Nm para 320 Nm no Fiesta ST —, mas ambos os hot hatch mostram um estilo revisto.

Ford Puma ST Hybrid será a surpresa?

O 2022 da Ford já está bem preenchido com uma nova geração da Ranger e com os Fiesta e Focus renovados, mas ainda pode contar com mais um momento importante: a apresentação do Ford Puma ST Hybrid.

LEIAM TAMBÉM: Ford Mustang Mach 1. O último «PURO SANGUE»?

O Puma ST está equipado com a mesma cadeia cinemática do Fiesta ST, ou seja, um três cilindros de 1,5 l com turbo, capaz de debitar 200 cv. Mas um protótipo de testes apanhado recentemente no Nürburgring anunciou que o hot SUV vai receber algum tipo de eletrificação.

Ford Puma ST fotos-espia
© Razão Automóvel

Tudo por «culpa» do WRC que, a partir de 2022, terá a presença de carros híbridos na categoria máxima Rally1. Categoria onde a Ford vai participar com o Puma Hybrid Rally1, a nova «arma» da marca da oval azul para o Mundial de Ralis e que substitui o Fiesta WRC.

Ainda pouco ou nada se sabe em torno desta versão, muito menos quando será revelada. Mas com o WRC a arrancar em janeiro de 2022, não nos surpreenderia que a apresentação deste Puma ST Hybrid coincidisse com a apresentação final do Puma Rally1,

Enquanto isso não acontece, podem sempre ver ou rever o nosso ensaio (em vídeo) ao atual Puma ST:

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Ford Bronco original?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»