Notícias O Ford Sierra RS500 de competição está de regresso. Mas só vai haver três

Apresentação

O Ford Sierra RS500 de competição está de regresso. Mas só vai haver três

Produzidos de acordo com as especificações que serviram de base aos Ford Sierra RS500 de Grupo A que correram no BTCC, estes três exemplares vão poder competir em corridas de clássicos.

Depois de termos visto «renascer» carros como os Jaguar C-Type e E-Type ou o Aston Martin DB5 Goldfinger, chegou a vez do Ford Sierra RS500 do BTCC «voltar à vida».

No total serão produzidas apenas três unidades de continuação, com todas elas a serem feitas de acordo com as especificações dos carros criados pela Andy Rouse Engineering para o Grupo A do BTCC nos anos 80 do século passado.

O Sierra RS500 será «ressuscitado» pela empresa britânica CNC Motorsport AWS em cooperação com Andy Rouse, que autorizou a produção destes três carros e a primeira unidade deverá ser terminada já no próximo ano. O objetivo é o de garantir que estas unidades possam correr em provas de clássicos.

A NÃO PERDER: Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
Ford Sierra RS500

Exatamente como os originais

Na base destas três unidades de continuação estarão três carroçarias do Sierra RS500 que não chegaram a ser usadas.

Já no campo da mecânica, os Sierra RS500 vão contar, como os originais, com um motor Cosworth YB (2.0 l, quatro cilindros em linha), aqui com 575 cv que estará associado a uma caixa manual de cinco relações da Getrag, que envia a potência para o eixo traseiro onde está ainda um diferencial autoblocante.

Estes motores terão por base os conhecimentos do “autor” dos motores originais, Vic Drake, que produziu mais de 100 motores para os Sierra RS500.

Em “nome” da originalidade os três Ford Sierra RS500 vão contar com os instrumentos originais e terão a suspensão, depósito de combustível e até o vidro aquecido fabricados segundo as especificações originais de Andy Rouse, que será ainda responsável por fornecer a roll cage com que estes exemplares serão equipados.

VEJAM TAMBÉM: O primeiro Ford Sierra Cosworth RS500 de sempre vai a leilão

Com um preço base de 185 mil libras (cerca de 217 mil euros), estas três unidades de continuação vão apresentar-se todas pintadas de branco, com a decoração a ser um dos opcionais.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Puma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?