Notícias Ford Focus renova-se e ganha mais tecnologia e um novo visual

Apresentação

Ford Focus renova-se e ganha mais tecnologia e um novo visual

Com um visual revisto, mais tecnologia e uma nova caixa automática associada aos motores mild-hybrid, o Ford Focus apresenta-se com argumentos renovados para a "guerra do segmento C".

Ford Focus MY2022

Depois de nos dois últimos anos ter visto chegar as novas gerações de modelos como o Volkswagen Golf, o SEAT Leon, o Peugeot 308 ou o Opel Astra, o Ford Focus foi submetido a um restyling para reforçar os argumentos que têm feito dele uma das referências do segmento.

No exterior as principais novidades surgem na dianteira. Por lá o novo desenho do capô torna a frente mais alta, o logótipo passou a surgir no meio da grelha e os novos faróis LED são oferecidos de série em todas as versões. Na traseira, a principal novidade são as óticas escurecidas que nas versões mais equipadas são em LED.

Como era habitual até agora, as várias versões apresentam detalhes estéticos exclusivos. A versão Titanium tem um acabamento cromado nas barras superiores da grelha; a versão ST-Line conta com uma grelha exclusiva, saias laterais, um difusor traseiro e um spoiler e a variante Active continua a inspirar-se nos SUV, apresentando várias proteções da carroçaria.

A NÃO PERDER: Esta é a face do renovado Ford Fiesta. O que mais mudou?
Ford Focus MY2022

Além dos níveis de equipamento “normais” há ainda a destacar a chegada de dois packs: o “Pack X”, com mais equipamento, e o “Pack Vignale”, com acabamentos mais luxuosos e exclusivos.

Adeus, botões

No interior do renovado Focus a principal novidade é mesmo o desaparecimento de muitos dos botões físicos, em particular os comandos da climatização, que passaram para um enorme ecrã de 13,2” (o maior do segmento).

Naquele ecrã surge o novíssimo sistema de infoentretenimento SYNC 4 que, graças a um algoritmo de aprendizagem, apresenta sugestões e resultados de pesquisa mais precisos a longo prazo com base numa avaliação feita ao comportamento dos condutores.

Como seria de esperar, este novo sistema oferece ainda compatibilidade wireless com Apple CarPlay e Android Auto e permite atualizações de software wireless. No interior, há ainda a destacar o painel de instrumentos digital que segue “em linha” com o já adotado pelos Fiesta e Puma.

VEJAM TAMBÉM: Mais tecnológica e até com tração integral. Eis a nova Ford Tourneo Connect

Os motores do Focus

Ao contrário do que apontavam alguns rumores, ainda não foi desta que o Ford Focus recebeu uma versão “de ligar à tomada”. Assim sendo, a eletrificação da gama Focus faz-se com base na versão mild-hybrid de 48V que recorre ao 1.0 Ecoboost Hybrid com 125 ou 155 cv.

Normalmente associado a uma caixa manual de seis velocidades, este propulsor mild-hybrid (o alternador tradicional é trocado por um motor de arranque/gerador que permite a recuperação da energia que é depois enviada para uma bateria de iões de lítio) passou a poder também ser acoplado, em opção, à nova caixa automática Powershift de sete velocidades.

LEIAM TAMBÉM: Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?

Já para quem não quer abdicar da gasolina mas não pretende um carro eletrificado, o renovado Focus está também disponível com o 1.0 EcoBoost nas versões de 100 e 125 cv, surgindo sempre associado a uma caixa manual de seis velocidades.

Ford Focus MY2022

Por fim, o Focus continua ainda a contar com o motor Diesel 1.5 EcoBlue com 95 ou 120 cv. Em ambos os casos a transmissão está a cargo de uma caixa manual de seis relações, sendo que na versão mais potente esta pode ser substituída por uma caixa automática de oito velocidades.

Tecnologia em alta

A aposta na tecnologia não se resume apenas à conetividade, e a prová-lo estão os diversos sistemas de assistência e ajuda à condução com que o renovado Focus se apresenta.

Neste campo, o “Assistente de Ângulo Morto” é uma das novidades, mas há mais, com por exemplo o “Sistema de Informação de Ângulo Morto com Leitura do Reboque” e o “Sistema de Assistência em Cruzamento”.

Ford Focus MY2022

 

Em opção estão ainda disponíveis sistemas como as “Informações de Perigo Local” (que avisa o condutor de uma situação de risco na estrada onde circula), o “Cruise Control Adaptativo com Stop & Go”, o “Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa” e ainda o sistema de “Alerta de Ocupante Traseiro” para que não se esqueçam crianças ou animais naqueles lugares.

LEIAM TAMBÉM: Novo Ford Kuga FHEV. Será que este híbrido dá cartas no território da Toyota?

ST não foi esquecido

Como seria de esperar, também o Ford Focus ST foi renovado. O motor continua a ser o 2.3 EcoBoost com 280 cv e 420 Nm que de série surge acoplado a uma caixa manual de seis relações e, em opção, pode associar-se a uma caixa automática de sete velocidades.

Dotado de um diferencial autoblocante eletrónico e com um sistema de controlo contínuo de amortecimento, o Ford Focus ST recebeu novos bancos desportivos e novas jantes de liga leve de 18” (em opção podem ser de 19”). De resto, apresenta-se com um visual mais agressivo, cortesia das grelhas do tipo “ninho de abelha”, das saias laterais e dos apêndices aerodinâmicos otimizados.

Apesar de já ter sido revelado, ainda não se sabe quando é que o renovado Ford Focus deverá chegar ao mercado nem quanto irá custar.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Puma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?