Notícias Qual é o descapotável mais vendido na Europa? Não é o Mazda MX-5

Mercado

Qual é o descapotável mais vendido na Europa? Não é o Mazda MX-5

Com cada vez menos descapotáveis em comercialização, seria de esperar que o Mazda MX-5 fosse o descapotável mais vendido na Europa, mas não…

Mazda MX-5 em avenida com palmeiras
© Mazda

Dia de verão ao pôr-do-sol: o cenário perfeito para andar de descapotável? Um pensamento que nos levou a questionar a performance comercial dos descapotáveis e, já agora, saber qual é que é o descapotável mais vendido.

As respostas foram rapidamente encontradas nos dados fornecidos pela Data Force, através do Automotive News Europe. E a primeira constatação é que o Mazda MX-5, afinal, não é o descapotável mais vendido, apesar de ser um dos mais acessíveis e até desejados.

O pequeno roadster de Hiroshima surge apenas na quinta posição entre os descapotáveis mais vendidos na Europa. Até ao final do mês de julho, foram comercializadas 4570 unidades do Mazda MX-5, o que representa um crescimento de 53,9% face ao período homólogo.

Subindo um lugar na tabela, encontramos um outro ícone, bem mais caro, na quarta posição. O Porsche 911 Cabriolet foi o quarto descapotável mais vendido no «velho continente», com um total de 5993 unidades (mais 29,1% que em 2022).

O lugar mais baixo do pódio, ou seja, a terceira posição, é ocupado pelo BMW Série 4 Cabrio com um total de 6312 unidades vendidas. Neste caso, no entanto, as vendas estão a decrescer 3% relativamente a 2022.

A surpresa entre os descapotáveis mais vendidos encontramo-la na segunda posição, pois não é um descapotável… convencional: é o Volkswagen T-Roc Cabrio. Quem diria que um SUV descapotável chegasse tão alto nas tabelas de vendas depois do insucesso que foi o Range Rover Evoque Cabriolet?

Vollkswagen T-Roc de capota aberta 3/4 de traseira
© Volkswagen

O T-Roc Cabrio é o único T-Roc que não é fabricado na AutoEuropa, mas conquistou a sua posição no mercado europeu.

O SUV descapotável já acumulou 8732 unidades nos primeiros sete meses do ano e as vendas até estão a subir: mais 9,6% do que em relação a 2022.

O descapotável mais vendido

Contudo, o descapotável mais vendido na Europa até agora em 2023 é uma espécie de clássico: MINI Cabrio. Apesar de já não faltar muito para conhecermos a nova geração, o modelo atual ainda continua a dar que falar e… a vender.

Mini Cabrio de traseira numa estrada de montanha
© Mini

Até julho venderam-se 13 750 unidades do MINI Cabrio, o que representa uma subida de 54,7% face ao total de 8889 unidades registadas no período homólogo de 2022. E dá-lhe uma vantagem confortável para o inesperado T-Roc Cabrio.

Só por curiosidade, as 4861 unidades de diferença entre 2022 e 2023 superam o total de vendas do MX-5.

No geral, tal como a maioria das restantes categorias no mercado automóvel europeu, também as vendas de descapotáveis estão a subir significativamente este ano, acima dos 25%.

São boas notícias a favor de uma maior diversidade nos automóveis que podemos comprar e também apreciar.