Notícias Max Verstappen: o piloto de Fórmula 1 mais jovem de sempre

Max Verstappen: o piloto de Fórmula 1 mais jovem de sempre

Max Verstappen, filho do ex-piloto Jos Verstappen, irá juntar-se à equipa Toro Rosso na próxima época. Com apenas 17 anos, será o piloto mais jovem de sempre a chegar à Fórmula 1.

A equipa de Fórmula 1 Toro Rosso, anunciou esta segunda-feria a contratação de Max Verstappen. Um piloto que terá apenas 17 anos quando a temporada 2015 do mundial de Fórmula 1 começar. Max Verstappen, será companheiro de Daniil Kvyat, roubando o lugar a Jean-Eric Verge que, para já, ficou sem monolugar para a próxima temporada.

VEJAM TAMBÉM: Uma compilação com as melhores imagens da «era dourada» da Fórmula 1

Com apenas 17 anos de idade, Verstappen vai quebrar o recorde estabelecido por Jaime Alguersuari (19 anos e 125 dias de idade) de piloto mais jovem de sempre na Fórmula 1. Seis outros pilotos repetiram a façanha de Alguersuari, como Fernando Alonso e Sebastian Vettel, todos eles com 19 anos de idade. Verstappen, que fará 17 anos em Setembro, vai assim quebrar o recorde por larga margem.

“Desde os sete anos de idade que a Fórmula 1 é o meu objetivo de carreira, pelo que esta oportunidade é um sonho tornado realidade”, explicou o jovem piloto, que há apenas uns meses atrás competia nos karts.

max-verstappen-red-bull formula 1 1

Na presente temporada, Verstappen está a competir no Campeonato Europeu de Fórmula 3. É 2º classificado, e a duas provas do final da competição já conseguiu oito triunfos e cinco pódios. O seu pai, Jos Verstappen também foi piloto de Fórmula 1 de 1994 a 2003, correndo por equipas como a Benetton, Stewart, Minardi e Arrows.

PARA RECORDAR: Paul Bischof, das réplicas de papel para  um emprego na Fórmula 1

Uma curiosidade. Caso Verstappen consiga um lugar no pódio na próxima temporada, não poderá comemorar com champanhe. Isto porque, em muitos países não tem idade para ingerir bebidas alcoólicas. Pilotar um monolugar de Fórmula 1, bem, isso já é outra conversa. Para ter direito automático à Superlicença – obrigatória para correr na Fórmula 1 – Verstappen terá que se sagrar campeão Europeu de Fórmula 3.

Caso contrário, como nunca competiu na World Series by Renault ou GP2, para que a FIA lhe conceda a Superlicença, terá que acumular 300 km ao volante de um Fórmula 1 durante os testes de inverno.