Notícias Fórmula 1 e MotoGP unem-se mas há um problema a resolver

Desportos Motorizados

Fórmula 1 e MotoGP unem-se mas há um problema a resolver

O grande circo da Fórmula 1 poderá ficar ainda maior. A Liberty Media quer os direitos do MotoGP, mas ainda falta o "OK" final da União Europeia.

MotoGP 2024
© MotoGP

Após vários meses de negociação, a Liberty Media, empresa norte-americana que detém os direitos comerciais da Fórmula 1 desde 2016, chegou finalmente a acordo com o fundo britânico de capital privado Bridgepoint para a aquisição de 86% da Dorna Sports, a empresa que explora os direitos comerciais e audiovisuais da MotoGP. Uma operação que terá custado mais de 3,5 mil milhões de euros.

Atualmente, os acionistas da Dorna Sports são a Bridgepoint, que possui 51% do capital — adquirido por 550 milhões de euros em 2006 —, e a Canada Pension Plan Investment, que detém 49% do capital desde 2012.

Com esta entrada da Liberty Media, a estrutura acionista mudará por completo, mas, para já, o destino do MotoGP continuará a ser liderado por Carmelo Ezpeleta, histórico CEO da Dorna Sports, que continuará envolvido nos destinos do Campeonanto do Mundo de Motociclismo.

Relacionado Miguel Oliveira mais próximo da Fórmula 1 (mas não é o que está a pensar)

Um grande circo motorizado

Não será a primeira vez que a Fórmula 1 e o MotoGP têm o mesmo proprietário e «dormem» sob o mesmo teto. Até 2006, o fundo de investimento CVC Capital Partners deteve o controlo das duas modalidades em simulatâneo.

Desde então, muito mudou no desporto motorizado. Hoje os campeonatos estão mais mediatizados que nunca e a entrada em cena das redes sociais e das plataformas de streaming — no caso da Fórmula 1 — fez aumentar de forma substancial o interesse nestas modalidades.

Agora, a expectativa é que a Liberty Media possa alavancar ainda mais o MotoGP do ponto de vista mediático. Mas primeiro, há questões legais a resolver.

O problema da concorrência

A oficialização demorou mais do que as partes desejavam, visto que os termos do acordo já tinham sido alcançados há meses. A ideia inicial era comunicar esta aquisição ainda antes do arranque do campeonato, no início de março.

Relacionado Miguel Oliveira caiu. Quanto custa reparar uma mota de MotoGP?

Porém, a possível intervenção dos órgãos de regulação da União Europeia (UE) obrigou a alguma cautela. Recordamos que em 2006 o regulador europeu obrigou a CVC Capital Partners a vender um dos dois campeonatos que tinha na sua posse: a Fórmula 1 e o MotoGP.

Miguel Oliveira 2024
© Dorna Sports Miguel Oliveira, piloto da Trackhouse Aprilia Team, é o único português no MotoGP.

Hoje o cenário é mais complexo, mas deverá estar acautelado. É que a Dorna Sports é também proprietária exclusiva dos direitos do Campeonato do Mundo de Superbike até 2036. Ou seja, haverá três campeonatos do mundo a partilhar o mesmo teto.

Por isso, em comunicado, a Dorna Sports refere que “a aquisição deverá ser concluída até o final de 2024 e está sujeita às autorizações e aprovações das autoridades legais de concorrência e investimento estrangeiro em diversas jurisdições”, especifica o anúncio.

GP de Portugal 2023
© Dorna Sports Imagem do GP de Portugal, 2023.