Notícias Só tem 17 anos e pode substituir Hamilton na Fórmula 1

Fórmula 1

Só tem 17 anos e pode substituir Hamilton na Fórmula 1

Kimi Antonelli é apontado por muitos como o próximo grande talento a chegar à F1 e pode ser o escolhido para substituir Hamilton na Mercedes-AMG Petronas.

Kimi Antonelli Mercedes-AMG Petronas
© Mercedes-AMG Petronas F1 Team

O anúncio da saída de Lewis Hamilton para a Scuderia Ferrari em 2025, caiu que nem uma «bomba» dentro do seio da Fórmula 1 e deixou muita gente com uma questão em mente: quem o vai substituir na Mercedes-AMG Petronas?

Houve quem equacionasse um regresso de Valtteri Bottas e até uma aposta no veterano Fernando Alonso, mas a escolha da estrutura dos «Flecha de Prata», com Toto Wolff à cabeça, pode recair sobre um jovem prodígio a quem muitos já chamam de «futuro Verstappen».

Chama-se Kimi Antonelli, tem apenas 17 anos e está no programa de desenvolvimento de pilotos da Mercedes-Benz desde os 13 anos.

Kimi Antonelli Mercedes-AMG Petronas
© Mercedes-AMG Petronas F1 Team Kimi Antonelli saltou da Fórmula 4 diretamente para a Fórmula 2

Um palmarés que dispensa apresentações

Apesar de muito jovem, o piloto natural de Bolonha (Itália) já soma um palmarés invejável: foi duas vezes campeão europeu de karting (em 2020 e 2021), sagrou-se campeão da F4 italiana e da ADAC Fórmula 4 em 2022 e venceu o Campeonato de Fórmula Regional Europeia by Alpine e o Campeonato Regional de Fórmula do Médio Oriente, ambos em 2023.

Isto levou a que a Kimi Antonelli desse o salto da Fórmula 4 diretamente para a Fórmula 2 (vai correr com a Prema) já em 2024, deixando de parte a Fórmula 3. Fica, assima a apenas um degrau do tão ambicionado «assento» na Fórmula 1.

Andrea Kimi Antonelli Prema
© Stellantis

Semelhanças com Verstappen?

Quando olhamos para a dupla atual da Mercedes-AMG Petronas, percebemos que George Russell, por exemplo, fez um percurso «degrau a degrau». Passou da F4 para a F3, depois para a F2 e, por fim, para a F1. E a equipa com sede em Brackley (Reino Unido) tem fama de gostar de respeitar estes passos.

A NÃO PERDER: “F1: Drive To Survive” está a chegar e já sabemos o que esperar

Contudo, se virmos o caso de Max Verstappen, encontramos pontos em comum com aquilo que pode estar a ser equacionado para Antonelli. Isto porque o piloto neerlandês da Red Bull Racing saltou diretamente da Fórmula 3 para a Fórmula 1, numa altura em que tinha apenas 17 anos.

O futuro imediato e a promoção à Fórmula 1 já em 2025, preenchendo a vaga deixada em aberto por Lewis Hamilton, pode estar assim dependente da temporada que Antonelli venha a fazer este ano com a Prema na Fórmula 2.

Andrea Kimi Antonelli Prema
© Stellantis

Mais do que a chegada à F1, que parece ser o passo natural para o jovem piloto italiano, o que poderá estar em causa é uma ida direta para a Mercedes-AMG Petronas. Em alternativa, poderá estar em causa um ingresso numa equipa com menos ambições (e responsabilidades), tal como aconteceu com George Russell ou com Mick Schumacher.

O que diz o «patrão» da Mercedes-AMG Petronas?

Questionado sobre o futuro de Antonelli na Fórmula 1 e citado pela publicação especializada Motorsport.com, Toto Wolff, chefe de equipa e diretor executivo da Mercedes-AMG Petronas, afirmou:

O mais importante nesta altura é ele concentrar-se na F2. Acho que se começarmos a confundi-lo ou a espalhar rumores nos media isso não vai ajudá-lo na sua campanha na Fórmula 2.

Toto Wolff, diretor executivo da Mercedes-AMG Petronas

“Ele acabou de sair dos karts apenas há alguns anos e ainda nem tem 18 anos. Por isso prefiro não iniciar nenhum tipo de especulação acerca da sua entrada na Fórmula 1 nesta fase”, acrescentou Wolff.

Toto Wolff F1 Mercedes-AMG
© Mercedes-AMG Petronas F1 Team Toto Wolff

Para já, apenas uma coisa parece certa: Antonelli vai correr o Campeonato de Fórmula 2 este ano com as cores da Prema, equipa italiana onde passou grande parte da sua carreira.

E importa lembrar que isto, só por si, é um selo de qualidade. Ou não estivéssemos nós a falar de uma equipa onde nomes como Charles Leclerc, Esteban Ocon e Oscar Piastri ganharam campeonatos nas «fórmulas jovens».