Paul Bischof: das réplicas de papel para a Fórmula 1

Paul Bischof: das réplicas de papel para a Fórmula 1

Ver vídeo

Conheçam a história de Paul Bischof, um jovem que brincava aos carros de papel e que hoje, graças a esse talento, trabalha numa das melhores equipas de Fórmula 1 da atualidade.

Paul Bischof, era jovem estudante austríaco de engenharia mecânica que nos tempos livres construía réplicas de carros de competição em papel. Um hobby que começou acidentalmente quando tinha apenas 8 anos de idade, depois do pai lhe ter oferecido um kit de modelismo em papel.

A partir daí nunca mais parou. Foi só um questão de tempo até este jovem engenheiro começar a fazer os seus próprios modelos a partir do zero, até porque os kits comprados já não o desafiavam. E foi aí que começou  a fazer carros de competição usando todo o tipo papel: cartão, cartolina, caixas de cereais… tudo o que possam imaginar. O detalhes que Paul dá às suas criações é impressionante, e é tudo feito em papel com excepção de pequenos detalhes.

Rennauto, Modell mit Bastelwerkzeug

Um das suas criações mais impressionantes é um Red Bull RB7, igual ao usado na temporada 2011 por Mark Webber e Sebastian Vettel. Ao todo, esta réplica em papel é composta por mais de 6.500 peças individuais. Algumas nem sequer estão à vista, com é o caso dos pedais, bomba de travão, êmbolos, entre um sem fim de outros detalhes impressionantes.

Mas o melhor ainda estava para vir… Não demorou muito para que o trabalho de Paul Bischof chegasse aos «ouvidos» dos responsáveis da equipa Red Bull. Ele nem queria acreditar quando recebeu na sua caixa de e-mail um pedido de entrevista “eu estava sozinho em casa e saí correndo, pulando e gritando”, conta.

Depois da entrevista (em 2012) ele foi contratado — no início para um estágio, mas pouco depois foi convidado a ficar permanentemente. Hoje, Paul faz parte da equipa de design de componentes aerodinâmicos em compósito da equipa Red Bull, fazendo pequenos ajustes nos monolugares antes de cada corrida e projetando novas peças sempre que é necessário.

Vejam o vídeo e deliciem-se com a história deste jovem que começou nos carros de papel e acabou a projetar peças para uma das melhores equipas de F1 da atualidade. Caso tenham curiosidade, visitem o blog dele aqui. Lá poderão encontrar mais modelos e até imagens do processo de criação de algumas das suas obras.

https://www.youtube.com/watch?v=yjE0LYaNMQ0