Notícias Adeus Elise, Exige e Evora. Vem aí um novo Lotus… para tomar o lugar dos três?

Antevisão

Adeus Elise, Exige e Evora. Vem aí um novo Lotus… para tomar o lugar dos três?

Type 131 é o nome de código para uma "nova série de desportivos" da Lotus que significará o adeus aos veteranos Elise, Exige e Evora ainda em 2021.

Lotus Type 131

Sabíamos que, além do hiperdesportivo elétrico Evija, a Lotus estava a desenvolver um novo desportivo, o Type 131, para ficar acima do Evora e com um potencial histórico significativo — são vários os rumores que dizem que vai ser o último Lotus com motor de combustão interna.

Agora, vemos o primeiro teaser do novo modelo e… surpresa. Não é um, mas sim três modelos aqueles que estão a ser antecipados, idênticos nos volumes, mas diferenciados pelas suas assinaturas luminosas.

De acordo com o comunicado oficial da marca, o Type 131 será uma “nova série de desportivos” — plural. Será que vão tomar o lugar dos três Lotus atualmente em comercialização? Ou será que serão três novos modelos distintos? Teremos de aguardar mais alguns meses…

VÊ TAMBÉM: Sucessor do Alpine A110 será elétrico e desenvolvido com a Lotus
Lotus Evija
Lotus Evija, o primeiro elétrico e o mais potente carro de produção de sempre, é o ponta de lança para o futuro elétrico da Lotus.

É que, em simultâneo ao anúncio do Type 131, a Lotus anunciou o fim da produção ainda este ano de todos os seus modelos atualmente em comercialização, nomeadamente, o Elise, o Exige e o Evora. Nada diz mais que o fim de uma era do que terminar a produção de toda a sua gama de uma vez só.

Além da imagem, pouco ou nada mais a Lotus avançou sobre o Type 131 — cujo nome final deverá começar por um “E”, como é tradição na marca. Aquilo que sabemos advém apenas de rumores e da observação dos protótipos de teste que já circulam, camuflados, na via pública.

O, ou os novos desportivos manterão a arquitetura dos Lotus que hoje conhecemos, ou seja, o motor continuará a estar em posição central traseira, mas estrearão uma nova plataforma, ainda do tipo space frame em alumínio, tecnologia introduzida com o primeiro Elise em 1995.

2017 Lotus Elise Sprint
Lotus Elise Sprint

Que motor terá? De momento apenas há especulação. Os primeiros rumores indicavam um modelo híbrido, posicionado acima do Evora, que casaria um V6 (será que ainda de origem Toyota?) com um motor elétrico. Mas agora vemos três modelos que, caso venham a substituir diretamente os Elise, Exige e Evora, terão posicionamentos distintos e logo, motorizações distintas.

Vision80

O desenvolvimento e lançamento do — ou dos — Type 131 é apenas uma parte do plano Vision80, delineado em 2018, após a aquisição da Lotus Cars e Lotus Engineering pela Geely (a dona da Volvo, Polestar, Lynk & Co e vai desenvolver e produzir a próxima geração do Smart) em 2017.

Além do Type 131 e do já conhecido Evija, o plano Vision80 implicará também um investimento superior a 112 milhões de euros nas instalações da Lotus, em Hethel, onde os novos desportivos serão produzidos, dando à marca britânica a possibilidade de lidar com maiores volumes de produção. Serão contratados 250 funcionários adicionais, que se juntarão aos 670 já contratados desde setembro de 2017.

Lotus Exige
Lotus Exige Cup 430, o mais radical dos Lotus de hoje.
TENS DE VER: Certificado de Proveniência da Lotus arranca com o Turbo Esprit do fundador

Adeus Elise, Exige e Evora

Por fim, este plano indica também o fim de produção dos Lotus Elise, Exige e Evora. Por muito brilhantes que ainda sejam a entregar uma experiência de condução única, considerados até referenciais em vários aspetos, estão desatualizados para os desafios que a indústria automóvel enfrenta neste período de transformação.

Até saírem de produção a Lotus espera que os três modelos atinjam, em conjunto, uma produção acumulada de 55 mil unidades (desde o lançamento). Durante este ano veremos várias atividades por parte da marca para celebrar estes três modelos, a começar, como a Lotus diz, pelo “mais velho, o icónico Lotus Elise”.

Lotus Evora GT430
O Evora é o mais usável dos Lotus atuais, mas não o impede de ser também uma máquina acutilante.