Notícias O único Lotus Evora 414E Hybrid está à venda e pode ser teu

Unicórnio

O único Lotus Evora 414E Hybrid está à venda e pode ser teu

O Lotus Evora 414E Hybrid é um protótipo único mas não só está à venda como pode ser registado e conduzido diariamente. Será um bom negócio?

Lotus Evora 414E Hybrid

Numa altura em que a Lotus e a Williams estão prestes a iniciar uma parceria que, se tudo correr como ambas planeiam, virá a dar origem a um hipercarro “eletrificado”, foi descoberto à venda num site dedicado apenas a comercializar modelos da Lotus aquele que poderá ser considerado o antecessor desse futuro modelo.

O carro de que te falamos é o Lotus Evora 414E Hybrid, um protótipo apresentado no Salão de Genebra de 2010 com o qual a marca britânica explorava as potencialidades da tecnologia híbrida. No entanto, como uma visita rápida ao site da Lotus comprova, a versão híbrida do Evora nunca chegou à fase de produção, fazendo com que este protótipo seja um modelo one-off.

Agora, cerca de nove anos depois de ter sido dado a conhecer, o Evora 414E Hybrid está à venda no site LotusForSale. De acordo com o vendedor, apesar de se tratar de um protótipo único, o carro anda e conta com o número VIN podendo por isso ser registado e conduzido na via pública.

VÊ TAMBÉM: Honda vai dizer adeus aos Diesel na Europa em 2021
Lotus Evora 414E Hybrid
Aqui está o único protótipo do Lotus Evora 414E Hybrid nos dias de hoje, à espera de um novo dono.

A tecnologia por detrás do Evora 414E Hybrid

A dar vida ao Evora 414E Hybrid encontram-se dois motores elétricos com 207 cv cada (152 kW) e um pequeno motor a gasolina de 1.2 l e 48 cv que funciona como extensor de autonomia. Para alimentar os motores elétricos o Evora 414E Hybrid conta com uma bateria de 14,4 kWh de capacidade.

Em modo 100% elétrico, o protótipo da Lotus tem uma autonomia de 56 km, sendo que com a ação do extensor de autonomia esta chega até aos 482 km. Em termos de prestações, o conjunto híbrido permite ao Evora 414E Hybrid cumprir os 0 aos 96 km/h em 4,4s, não havendo dados relativos à velocidade máxima.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen I.D. Buzz Cargo, um comercial de ligar à corrente
Lotus Evora 414E Hybrid
Quem comprar o Lotus Evora 414E Hybrid vai ainda levar dois módulos da unidade de potência suplentes e terá acesso a apoio técnico caso seja necessário (só não sabemos quem é que o dará).

Segundo o vendedor, o desenvolvimento deste protótipo terá custado à Lotus cerca de 23 milhões de libras (cerca de 26 milhões de euros). Agora, este modelo único está à venda por 150 mil libras (cerca de 172 mil euros) e não podemos deixar de achar que pode estar aqui um ótimo negócio.

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Lotus Omega
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lotus Omega (1990). A berlina que comia BMW’s ao pequeno-almoço