Notícias Lotus Evija. Cinco modos de condução para o Lotus mais potente de sempre

Antevisão

Lotus Evija. Cinco modos de condução para o Lotus mais potente de sempre

Num vídeo onde podemos ver o Lotus Evija em ação na pista de Hethel, a Lotus deiciu revelar mais alguns dados acerca do seu hiperdesportivo elétrico.

Lotus Evija

Na mesma semana em que o Lotus Evija assume um papel de destaque no Salon Privé Concours d’Elegance, o mais exclusivo salão automóvel britânico, a Lotus decidiu divulgar mais alguns dados acerca do seu hiperdesportivo elétrico.

Desta forma, a marca britânica partilhou um vídeo no qual Gavan Kershaw, Diretor de Atributos e Integridade do Produto da Lotus, não só nos conta um pouco melhor a história do desenvolvimento do Evija como nos dá a conhecer mais alguns detalhes do hiperdesportivo.

Entre os detalhes avançados por Kershaw, aqueles que mais atenção despertam são, sem dúvida, os modos de condução com que o Lotus Evija vai contar, modos esses que permitirão cumprir uma das premissas iniciais do projeto: criar um hipercarro utilizável no dia a dia.

VÊ TAMBÉM: Adeus Bugatti? Volkswagen terá vendido a marca de Molsheim à Rimac

Os modos de condução

No total, o Lotus EVija vai estar disponível com cinco modos de condução: Range, City, Tour, Sport e Track.

No modo Range é privilegiada a autonomia, com a  potência a ficar limitada a “apenas” 1000 cv, o binário a 800 Nm e o hiperdesportivo britânico a alternar automaticamente entre tração integral e tração traseira.

Já no modo City, o objetivo passa por permitir um maior nível de controlo. Desta forma, a potência continua limitada a cerca de 1000 cv e 800 Nm e a intensidade do sistema de travagem regenerativa é reduzida para permitir uma condução mais suave e fluída.

Lotus Evija
VÊ TAMBÉM: O Lotus Omega consegue dar mais de 300 km/h… mas tem truque

Quanto aos modos Tour e Sport, o primeiro permite usufruir de cerca de 1400 cv e faz com que o sistema de tração integral permita vetorização do binário; já o segundo faz a potência subir para os 1700 cv e o binário para os 1700 Nm e faz com que o sistema de controlo de tração se foque em aumentar os níveis de tração.

Por fim, no modo Track o Evija liberta todos os seus 2000 cv, aplica o nível máximo de vetorização de binário e permite ao condutor selecionar o modo DRS que visa reduzir a resistência aerodinâmica.

Lotus Evija
VÊ TAMBÉM: Certificado de Proveniência da Lotus arranca com o Turbo Esprit do fundador

O que mais se vê no vídeo

Ao longo do vídeo temos ainda oportunidade de confirmar a colocação do pack de baterias atrás dos bancos. Além disto, e apesar de o protagonista do vídeo ainda ser um protótipo, temos ainda um vislumbre de como será o interior do hiperdesportivo.

Lotus Evija

Assim sendo, o maior destaque acaba por ser o painel de instrumentos digital no qual ao longo do vídeo vemos serem monitorizados dados como a downforce, a pressão dos pneus, os tempos por volta ou, claro está, o consumo de energia.

Com um preço final de cerca de 1,7 milhões de libras (perto de 1,9 milhões de euros) ainda antes de impostos, a entrega das primeiras unidades do Evija está prevista para o próximo ano, estando já todas as unidades correspondentes a 2020 vendidas.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Lotus Evora 414E Hybrid?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O único Lotus Evora 414E Hybrid está à venda e pode ser teu