Notícias É possível melhorar o Honda Civic Type R? A Mugen não tem dúvidas

Apresentação

É possível melhorar o Honda Civic Type R? A Mugen não tem dúvidas

A Mugen deitou as mãos ao novo Civic Type R e vai mostrar o resultado no Salão de Tóquio. Será que o «rei» dos hot hatches ficou ainda melhor?

Honda civic type r mugen group b
© Mugen

O novo Honda Civic Type R é um dos hot hatches mais impressionantes dos últimos anos e depois de o termos conduzido no Circuito do Estoril, temos poucas dúvidas de que esta geração, a FL5, é a melhor de sempre. Mas a Mugen achou que podia fazer melhor.

A Mugen Motorsports dispensa apresentações: fundada por Hirotoshi Honda, filho de Soichiro Honda, o criador da marca japonesa, esta preparadora ganhou rapidamente nome, ao mesmo tempo que anda de mãos dadas com a Honda na competição.

Pelo meio deu-nos criações verdadeiramente fantásticas, com o Civic Mugen RR logo à cabeça. Podem saber mais sobre ele neste artigo:

Agora, virou as atenções para a nova geração do Civic Type R, modelo ao qual emprestou os seus mais de 50 anos de experiência no tuning e nas corridas. O resultado será conhecido já no próximo dia 12 de janeiro, no Tokyo Auto Salon, onde a Mugen vai mostrar dois exemplares modificados do hot hatch nipónico.

Denominados Group A e Group B, destacam-se logo pela imagem exterior, apesar de também contarem com algumas modificações «escondidas». Para já a preparadora japonesa revelou apenas dois modelos virtuais e um pequeno vídeo, que pode ver abaixo:

Os detalhes ainda são escassos, mas a avaliar pelas renderizações podemos assumir que o Honda Civic Type R Group A by Mugen (será esta a designação oficial) — o carro vermelho — vai contar com um difusor de ar dianteiro mais agressivo, saias laterais mais vincadas e uma asa mais proeminente.

Já o Group B by Mugen vai dar nas vistas por contar com vários elementos em fibra de carbono exposta, entre os quais o capô, que apresenta ainda entradas de ar suplementares, para uma aparência ainda mais musculada.

Honda civic type r mugen group a
© Mugen Honda Civic Type R Group A by Mugen

Em qualquer uma das versões, os elementos adicionados não servem apenas para evoluir o estilo. A Mugen garante que melhoram a performance aerodinâmica.

Nem só de imagem se conta a história destas transformações, uma vez que a Mugen também desenvolveu componentes específicos, além de ter equipado este par de Civic Type R com novos amortecedores e com jantes forjadas de 19” da BBS.

A somar a isso, o Group A by Mugen conta ainda com um sistema de escape em aço inoxidável e novas pastilhas de travão, enquanto o Group B adiciona ponteiras de escape em titânio e novas pinças de travão.

Enquanto o dia de conhecer as novas criações da Mugen não chega, podem sempre ver (ou rever) o nosso ensaio em vídeo ao novo Honda Civic Type R: