Notícias Honda e Nissan vão unir esforços. Saiba o que está em causa

Indústria

Honda e Nissan vão unir esforços. Saiba o que está em causa

Os japoneses da Honda e Nissan anunciaram hoje que estão a trabalhar numa aliança para a produção de carros elétricos. É a resposta à China.

Honda Nissan joint venture

A Honda e a Nissan anunciaram hoje um memorando de entendimento, onde vão estudar a viabilidade de uma parceria no âmbito dos veículos elétricos.

Este memorando tem como objetivo não só permitir alcançar a neutralidade carbónica, como também diminuir os acidentes rodoviários. Assim, as duas empresas vão analisar a possibilidade de «unirem forças», de forma a potencializarem um desenvolvimento tecnológico a nível ambiental, elétrico e de software.

Nissan Leaf
A atual geração do Nissan Leaf, um dos modelos pioneiros da eletrificação total.

Esta possível colaboração vai incluir “plataformas de software automóvel, componentes relacionados com veículos elétricos e produtos complementares”, ou seja, uma união em praticamente toda a linha.

Nissan, Honda e os elétricos

Recorde que numa altura em que a China e a Tesla dominam a produção de elétricos, esta possível parceria poderá ajudar a desenvolver a produção deste tipo de veículos por parte das duas fabricantes japonesas.

“As empresas emergentes são muito agressivas e estão a «marcar pontos» a uma velocidade incrível. Nós não vamos conseguir vencer se mantivermos uma abordagem tradicional.”

Makoto Uchida, presidente e CEO da Nissan

A Nissan que foi uma das pioneiras na produção de veículos elétricos através do Nissan Leaf, com a entrada de novos fabricantes de elétricos mais ágeis, tem tido dificuldades em «acompanhar o ritmo».

Para além da possível parceria com a Honda, a Nissan já se tinha juntado também à Renault na Europa para produzir o seu próximo elétrico — Nissan Micra —, que irá ter a mesma plataforma que o novo Renault 5.

A atual Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi não irá ser afetada por esta potencial parceria com a Honda, de acordo com o CEO da mesma, Makoto Uchida.

Leia também: O Honda CR-V Hybrid já chegou a Portugal. Saiba quanto custa

Recorde-se que a Honda tem registado uma dificuldade crescente na produção de veículos elétricos. Este tipo de veículos, em 2023, representou apenas 0,5% das suas vendas globais.

A empresa japonesa posiciona-se, por isso, ainda bastante longe do seu objetivo para 2040: aumentar o seu rácio de veículos elétricos e a pilha de combustível de hidrogénio para 100%.

“Estamos com pouco tempo e precisamos de ser rápidos. Se em 2030 queremos estar numa melhor posição, precisamos de tomar uma decisão agora.”

Toshihiro Mibe, presidente da Honda

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Em que Land Rover é inspirado o Honda Crossroad?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda