Notícias Raro e como novo. MG ZS 180 nacional vai a leilão

Leilão

Raro e como novo. MG ZS 180 nacional vai a leilão

Equipado com um motor V6 e com menos de 7000 km, este MG ZS 180 nacional é um autêntico unicórnio. Agora procura um novo dono.

MG ZS 180 vista dianteira 3/4
© FS Automóveis

Talvez já não se recordem, mas antes de ser adquirida pelos chineses da SAIC, a britânica MG dedicava-se, em grande parte, a criar versões «apimentadas» dos modelos da Rover, tal e qual este MG ZS.

Baseado no Rover 45, o MG ZS trocava o visual fleumático do modelo da Rover por um estilo mais desportivo e tinha no ZS 180 a variante que fazia mais justiça ao aparato estético.

leiam também Primeiro Ford Mustang GT foi leiloado. Por quanto ficou?

Afinal, em vez de um quatro cilindros em linha, esta versão apresentava-se com um 2.5 V6 naturalmente aspirado com 24 válvulas, 177 cv e 240 Nm.

MG ZS 180 vista traseira 3/4
© FS Automóveis O visual mais desportivo do MG ZS ainda hoje capta atenções.

É verdade que estes números não impressionam nos dias de hoje, mas há 20 anos «impunham respeito» e ofereciam ao MG ZS prestações condizentes com o seu visual.

Associado ao motor estava uma caixa manual de cinco velocidades, o que permitia ao MG ZS 180 acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,7s e alcançar os 224 km/h, mas não era só em linha reta que o ZS impressionava.

MG ZS 180 vista lateral
© FS Automóveis

O MG ZS 180 era detentor de um dos chassis mais elogiados da sua classe — suspensão com amortecedores e molas específicos, relativamente ao 45 —, contando ainda com um sistema de travagem majorado, com discos dianteiros de 282 mm e traseiros de 260 mm.

O estilo, o V6, a performance e aptidões dinâmicas fizeram com que o MG ZS 180 conquistasse um lugar entre os entusiastas e até algum estatuto, uma das alternativas mais apelativas aos hot hatch mais conhecidos da época.

Rover 75 Coupé
Clássicos

A Rover nunca produziu um 75 coupé mas houve quem o fizesse

Provavelmente já sabias que a Rover nunca chegou a produzir o 75 Coupé que conhecemos como concept. O que provavelmente não sabias é que um galês decidiu fazer o que a marca nunca fez…

João Delfim Tomé

Por essa razão, e até porque modelos como este não devem ser esquecidos e até preservados, o leilão de que vos falamos hoje ganha especial interesse.

Como novo

Leiloado pelo Collecting Cars, este MG ZS 180 é, supostamente, a única unidade matriculada em Portugal e o seu estado quase que nos leva a crer que acabou de sair do stand.

Originalmente usado como modelo de demonstração num concessionário, este ZS 180 foi depois comprado por um funcionário da MG e juntou-se a uma coleção de modelos da marca.

Com apenas 6741 km percorridos desde 2005, apresenta-se com os alargamentos da carroçaria e jantes de 17” originais e conta ainda com um extra de época: o spoiler traseiro “Extreme”, de dimensões generosas.

O anúncio diz que este MG ZS 180 foi alvo de revisões ou verificações a cada dois anos (a mais recente foi feita no ano passado), e faz-se acompanhar por todos esses registos.

MG ZS 180 motor
© FS Automóveis Numa era em que o downsizing «reina», ver um V6 debaixo do capô de um modelo como o MG ZS 180 transporta-nos para outros tempos

A cinco dias do fim do leilão (e à data que publicamos este artigo), a licitação encontra-se ainda nuns modestos 3800 euros — com certeza irá subir bem mais com o aproximar da data final.

O anúncio original do vendedor, por exemplo, tem um preço bem superior: 24 mil euros.

Sabe esta resposta?
Com qual destas marcas a Aston Martin não colaborou para desenvolver um citadino?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Cygnet, a Aston Martin criou o luxuoso Frazer-Tickford Metro