Notícias Quase 10 milhões de euros! Bugatti Chiron Profilée bate recorde em leilão

Leilão

Quase 10 milhões de euros! Bugatti Chiron Profilée bate recorde em leilão

O Bugatti Chiron Profilée é um exemplar único no mundo e tornou-se o carro novo mais caro de sempre vendido em leilão.

Bugatti Chiron Profilee
© RM Sotheby's

O Bugatti Chiron Profilée acaba de tornar-se o carro novo mais caro de sempre vendido em leilão: o one-off foi arrematado num leilão da RM Sotheby’s por uns impressionantes 9 792 500 euros, antes de impostos.

Este valor praticamente dobrou as estimativas que tinham sido feitas antes do leilão e que davam conta que o Chiron Profilée podia ser comprado por um valor a rondar os 5,5 milhões de euros.

A não perder: Épico. Bugatti Chiron Pur Sport em “mega-drift”

De acordo com a própria RM Sotheby’s, o leilão — realizado em Paris no dia 1 de fevereiro — foi intenso e muito disputado, com vários interessados em garantir a mais recente criação da «casa» de Molsheim.

Bugatti Chiron Profilée perfil
© Bugatti

Um Chiron que não era suposto existir

Mas o que explica afinal este valor e esta «febre» em torno deste Chiron? Bem, o facto de ser um carro único e de ser um modelo que nem era suposto existir. Confuso? Nós explicamos.

A premissa em torno do Profilée era a de criar uma versão menos extrema e mais elegante do Chiron Pur Sport. E foi assim que o seu desenvolvimento arrancou, no outono de 2020, concentrando-se, sobretudo, na aerodinâmica, originando soluções únicas.

Bugatti Chiron Profilée frente
© Bugatti

Porém, quando o seu desenvolvimento terminou, os 500 slots de produção que a Bugatti tinha alocado ao Chiron já estavam atribuídos, o que acabou por inviabilizar a sua concretização.

Leiam também: Bugatti Chiron enfrenta McLaren Speedtail em drag race milionária

Como agora constatamos, não foi o fim deste projeto. Afinal, o desenvolvimento foi concluído, o que levou a Bugatti a dar ao Profilée uma nova oportunidade, não como uma série muito limitada que era o objetivo inicial, mas como um um one-off, tornando-o no Chiron n.º 501 — o resto, como se diz, é história…

Bugatti Chiron Profilée traseira
© Bugatti

O último Bugatti com motor W16 a ser vendido

A juntar a tudo isto, e com o descapotável Mistral e com o Bolide já esgotados, o Profilée foi a derradeira oportunidade de comprar um Bugatti novo com o icónico motor 8.0 W16 tetraturbo, que aqui entrega 1500 cv e 1600 Nm.

Graças a estes números o Chiron Profilée é capaz de atingir os 380 km/h de velocidade máxima (350 km/h no Pur Sport) e de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,3s.

Sabe esta resposta?
O Basis-Transporter foi um pequeno veículo de mercadorias desenvolvido nos anos 70 por que construtor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Basis-Transporter. O elemento “esquecido” dos comerciais da Volkswagen