Notícias ZR-V. Novo SUV híbrido da Honda já pode ser encomendado

Preços

ZR-V. Novo SUV híbrido da Honda já pode ser encomendado

O novo Honda ZR-V chega a Portugal no último trimestre do ano, mas já o podem reservar. Saibam quanto vai custar.

Honda ZR-V a curvar, frente
© Honda

O novo Honda ZR-V vem preencher o espaço existente entre o mais pequeno HR-V e o maior CR-V. Se imaginarem-no como um Civic SUV — são tecnicamente idênticos —, fica mais fácil compreender do que se trata.

Por isso mesmo, o ZR-V só estará disponível como e:HEV, ou seja, um híbrido em linguagem Honda (não plug-in), partilhando com o Civic toda a sua cadeia cinemática… e grande parte do interior — é mesmo um Civic SUV…

Honda ZR-V perfil
© Honda

O sistema híbrido consiste num motor de quatro cilindros a gasolina de 2,0 l (ciclo Atkinson) naturalmente aspirado (143 cv e 186 Nm) e dois motores elétricos, sendo um deles de tração que entrega 184 cv de potência máxima e 315 Nm de binário máximo.

No sistema híbrido da Honda, o motor a gasolina serve, sobretudo, de gerador que alimenta a pequena bateria de 1,05 kWh, não estando ligado às rodas; só o motor elétrico dá tração ao ZR-V.

A exceção surge a velocidades elevadas, como em autoestrada, onde uma pequena embraiagem trata de ligar o motor de combustão ao eixo — é mais eficiente assim, diz a Honda.

Grande por fora e por dentro, mas…

O Honda ZR-V é uma das propostas do segmento com maiores dimensões — 4,568 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,657 m entre os eixos —, o que se reflete nas cotas internas.

O espaço abunda para os ocupantes, mas há uma notável exceção: a bagageira. Os 380 l que declara são modestos, bem abaixo da principal concorrência, como os igualmente híbridos Renault Austral e Toyota Corolla Cross. «Culpem» a bateria posicionada por debaixo do piso da bagageira.

Foi o que o Miguel Dias pode constatar quando o conduziu em Barcelona, Espanha, durante a apresentação internacional:

O ZR-V para Portugal

O Honda ZR-V chega a Portugal em duas versões — Sport e Lifestyle — e com uma oferta generosa de equipamento. A começar pelas jantes de 18″ pretas, bancos aquecidos (dianteiros) em pele e tecido e ar condicionado automático bi-zona.

De série traz ainda câmara traseira, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, bagageira de abertura elétrica e faróis Full LED.

No interior podemos ver dois ecrãs — 7″ para instrumentos e um tátil de 9″ para o infoentretenimento —, tendo Apple CarPlay e Android Auto, carregamento sem fios para telemóvel e duas entradas USB à frente e duas atrás.

No capítulo da segurança e assistentes à condução, o novo ZR-V conta com o pacote Honda Sensing, que inclui, entre outros, sistema de manutenção na via de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito e controlo da velocidade de cruzeiro adaptável inteligente.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quanto custa?

O novo Honda ZR-V e:HEV vai ter preços a partir de 49 750 euros, chave na mão. Ou seja, este preço inclui despesas de legalização e transporte, garantia de cinco anos sem limite de quilómetros, cinco anos de assistência em viagem, pintura metalizada e eco-valor.

As entregas estão previstas começar em novembro, mas já é possível reservar o ZR-V em Portugal. Os interessados já o podem fazer online, no website da Honda em Portugal. Requer, no entanto, um sinal de 100 euros.